Memória Grenal: No olimpo dos estaduais, Hélio dos Anjos teve passagem curta pelo Grêmio

Com menos de 10 de experiência no futebol profissional, Hélio assumiu o Grêmio em 1997 para um dos maiores desafios de sua carreira até hoje

Foto: Divulgação

Nascido em Janaúba, no estado de Minas Gerais, no dia 7 de março de 1958, Hélio dos Anjos completa neste ano 36 temporadas no futebol profissional, tendo conquistado 12 campeonatos estaduais de primeira divisão, sendo, assim, o quinto a mais vezes atingir tal feito. Marcado como técnico de clubes como Goiás, Atlético Goianiense e Paysandu, seu atual trabalho, Hélio teve poucas oportunidades nos grandes do futebol brasileiro, e nas que conseguiu, não pode aproveitar por muito tempo. No Grêmio não foi diferente,  permaneceu por 5 meses, disputando 29 jogos e mantendo um aproveitamento de 44,8%.

Sua trajetória no tricolor começa em 23 de julho de 1997, sendo derrotado pelo Santos por 3×0, fora de casa, em jogo válido pelo Brasileirão. A primeira vitória veio na segunda tentativa, vencendo o Juventude por 1×0, com gol marcado por Carlos Goiano. Sua passagem foi marcado por uma excursão que o Tricolor fez para a Europa no meio do ano de 97. Nestes amistosos, a equipe de Hélio venceu os espanhóis do Real Zaragoza e do Sevilla, levando o Troféu Colombino para casa. Além destes dois jogos, o tricolor empatou com Ajax e Athletic Bilbao.

No retorno da Europa, ocorre o Grenal 335, vencido por 5×2 pelo Inter, com dois gols de Fabiano. A passagem de Hélio pelo tricolor terminou após perder por 4×1 em casa contra o Guarani, tendo sido o único tento tricolor marcado pelo meia Beto.

Atualmente, Hélio dos Anjos comanda o Paysandu. O comandante retornou para o Pará após vencer a Série A2 do Paulista com a Ponte Preta. O nome de Hélio é lembrança constante quando algum de seus clubes da carreira passa por um processo de troca de comando.

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grenal na História: Clássico 358
Grêmio recebe o Brasil de Pelotas em busca de uma vaga nas semifinais do Gauchão
Deixe seu comentário

No Ar: Contra Ataque