Grêmio quita pendência milionária com Cascavel e põe fim ao caso Bitello

Bitello foi negociado com o Dínamo Moscou em setembro

Foto: Divulgação / Internet

Depois de uma longa novela envolvendo a transferência de Bitello junto ao Dínamo Moscow, da Rússia, Grêmio quitou, na tarde desta quarta-feira (20), as pendências com o FC Cascavel, do interior do Paraná.

A ida de Bitello para o futebol russo gerou uma turbulência no final de ano do Grêmio. Tudo começou em novembro, quando, 2 meses após a conclusão da venda em setembro, o FC Cascavel, do Paraná cobrou pela primeira vez e de forma pública, o tricolor por 30% do valor de 10 milhões de euros, algo que, na época, correspondia a 53 milhões de reais. Naquele momento, o tricolor alegava não ter recebido todas as parcelas do valor, e que, por tanto, não tinha de pagar o repasse ao aurinegro paranaense antes de ter em mãos todos os valores devidos pela parte russa da negociação.

Mesmo com a alegação da diretoria gremista, o Cascavel buscou o Câmara Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD), orgão criado pela CBF para a solução deste tipo de situação, além de pedir o bloqueio dos valores de premiação referentes ao vice-campeonato brasileiro tricolor. Na mesma nota em que comunicava este movimento, publicada no dia 18 deste mês, o clube do Paraná condenava o comportamento da diretoria do Grêmio, afirmando que:

“É difícil acreditar que o Grêmio, um clube centenário, apropriou-se e utilizou-se indevidamente dos valores do Cascavel e , mesmo após citado, sequer apresentou uma justificativa plausível. Pelo contrário, alegou que não precisa sofrer qualquer tipo de bloqueio por tratar-se de um clube sólido e tradicional… Mas, desde quando “nome” paga contas?”

Na terça-feira seguinte (19), em entrevista com a reportagem da Rádio Grenal, Valdinei Antonio da Silva, presidente do FC Cascavel, confirmou que a porcentagem devida ainda era de 30%, mas que, agora, ela seria cobrada com juros, multa e correção monetária, ressaltando também que o clube tem direito a mesma porcentagem em valores como mais-valia e gatilhos de desempenho. Falando sobre as punições, Valdinei disse que o processo já estava na FIFA e que desejava a punição do clube e dos dirigentes responsáveis.  Além de todas as declarações anteriores, o  mandatário utilizou palavras fortes para se referir ao clube porto-alegrense, como por exemplo:

“Apenas deixamos claro como o Grêmio trata seus parceiros de negócio.”

Hoje, no que deve ser o último capítulo da novela, o Grêmio comunicou o pagamento foi executado, fato confirmado pela direção do FC Cascavel à reportagem da Rádio Grenal. Os valores de repasse não foram divulgados. Na Rússia, Bitello totaliza 15 jogos, tendo marcado 5 gols e cedido 2 assistências.

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Márcio Nunes, técnico do Avenida, acredita na mescla entre jovens e veteranos para disputa do Gauchão
Zagueiro Pedro Geromel completa 10 anos de Grêmio
Deixe seu comentário

No Ar: Boteco Grenal