Ypiranga

O Ypiranga Futebol Clube(Erechim) foi fundado no dia 18 de agosto de 1924, em reunião ocorrida no Hotel Lourenço Antunes de Oliveira. O grupo de fundadores era formado por: João Reus Sólon, Jacinto Godoy, Silvestre Péricles de Góis Monteiro, José Maria de Amorim, Nilo Amorim, Vitório Alavise, Ercília Monica Di Francesco Amorim, entre outros. O clube fora criado após uma partida do único clube existente na cidade, o Ítalo-Brasileiro. A partida ocorreu no campo onde hoje é a praça Júlio de Castilhos. Ao final de tal jogo, iniciou-se uma confusão generalizada entre torcedores, jogadores e dirigentes. Este foi o motivo oficial para a criação do Ypiranga: as pessoas não aceitavam as condições impostas pelo Ítalo-Brasileiro.[2] Junto a isto, foi fundada a primeira torcida organizada do time, formada por mulheres e chamada As Legionárias. Tais torcedoras vendiam durante cada partida botões de rosa, onde o dinheiro arrecadado era destinado para pagamento do salário aos jogadores.
A primeira partida oficial do Ypiranga foi disputada no dia 20 de setembro de 1924, dois meses após a sua fundação, onde venceu o mesmo Ítalo-Brasileiro por 1×0. O primeiro título conquistado pela equipe foi o Campeonato Citadino de Erechim, de 1928, após derrotar o Ítalo-Brasileiro na final.
Em 1950, o clube erechinense obteve o título do Campeonato Gaúcho de Amadores, sendo que o triangular final da competição foi disputado em Erechim. O título veio com uma vitória sobre o Aimoré, de São Leopoldo, por 2 a 0.
Em 1965, o Ypiranga disputou sua primeira competição profissional oficial de caráter estadual, a Segunda Divisão estadual daquele ano. Já em 1967, o clube conseguiu o acesso para a divisão principal, tendo vencido a Segunda Divisão.
No ano de 1994, o clube obteve sua melhor colocação em um Campeonato Gaúcho: o terceiro lugar. Paulo Gaúcho, jogador ypiranguista, foi o goleador da competição naquela ocasião.
Encerrou suas atividades por problemas financeiros em 2003, tendo retornado dois anos após, com novos patrocinadores, sendo o principal o Instituto Barão do Rio Branco, tendo conquistado a Segundona Gaúcha em 2008. No ano seguinte, conquistou o Campeonato do Interior e uma vaga na Copa do Brasil 2010. Foi vice-campeão da Copa Arthur Dallegrave do mesmo ano, perdendo a final para o Inter B . Em 2012 foi rebaixado à Campeonato Gaúcho de Futebol – Segunda Divisão.
Em 2014, voltaria a conquistar a Segunda Divisão, após bater o Avenida, de Santa Cruz do Sul, por 4 a 1.
Já em 2015, o clube chegou até as quartas de final do Campeonato Gaúcho, sendo eliminado pelo Juventude. A campanha deu ao time treinado por Leocir Mourinho Dall’astra a chance de disputar o campeonato brasileiro da série D. O Ypiranga terminou a primeira fase do campeonato na liderança de seu grupo e enfrentará o Rio Branco do Acre nas oitavas, visando a conquista do acesso à série C do Brasileirão. Em 17 de Outubro, conquistou a vaga à Série C após eliminar a Caldense nos pênaltis, pois a partida havia terminado em 1 a 1 (ida 1-1).


Competições
Campeonato Gaúcho
Temporadas
2016
URL da página inicial
Estádio Olímpico Colosso da Lagoa

Técnico Leocir Dall’Astra

Leocir
Nacionalidade
bra Brasil
Time Atual
Ypiranga