Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Técnico português destacou confiança no elenco atual e citou nomes históricos do Tricolor em sua chegada.
Foto: Pedro H. Tesch/GrêmioO técnico Luís Castro foi apresentado oficialmente pelo Grêmio na tarde desta segunda-feira (22), na Arena. O português, de 64 anos, falou sobre o desafio de comandar o clube em um cenário de recursos limitados, mas garantiu que o Tricolor terá uma equipe protagonista já com o elenco atual.
“Queremos ser protagonistas. Acho que o elenco teve um desempenho final que abre boas perspectivas. Olho com muita positividade. Podemos fazer um upgrade, mas não vamos competir só se vierem reforços. Com os jogadores que eu tenho hoje, já vou competir. Eles já mostraram capacidade e gosto muito deles”, afirmou Castro.
Ao lado do presidente Odorico Roman, do vice Antônio Dutra Júnior, do coordenador técnico Felipão e do diretor de futebol Rafael Lima, Castro recebeu uma camisa com o número 1903, ano de fundação do clube, e um livro sobre momentos históricos do Grêmio.
O treinador ressaltou que, diante da realidade financeira, será necessário ser criterioso nas contratações:
“É um desafio grande. Podemos não ter os recursos que gostaríamos, mas isso nos obriga a ser mais minuciosos. As famílias com pouco dinheiro precisam ser criteriosas. É o respeito que temos que ter na abordagem ao mercado.”
Castro também relembrou sua saída do Botafogo, em 2023, quando aceitou convite para treinar o Al-Nassr, da Arábia Saudita, a pedido de Cristiano Ronaldo.
“Saí porque me permiti trabalhar com um dos jogadores que é referência mundial. Lembrei das 14 horas que trabalhava diariamente na quarta divisão de Portugal. Chegou a hora de me juntar a uma referência mundial, que é o Cristiano. Sou dono do meu destino e sempre me relacionei de forma limpa com as pessoas do Botafogo.”
O técnico destacou estar honrado em assumir o Grêmio e elogiou a estrutura do clube. Citou nomes históricos como Renato, Everaldo, Baidek, Arthur e Douglas Costa, ressaltando o respeito da instituição por seus ídolos.
“As visitas aos centros da base e do profissional me fizeram perceber a grandeza do Grêmio. Mesmo tão grandes, as instituições têm espaço para crescimento e mais conquistas. Referências como Renato, Everaldo, Baidek e Douglas Costa estão sempre presentes na infraestrutura.”
Antes da coletiva, Castro conheceu a Arena e acompanhou o gramado recém-trocado. Sua chegada a Porto Alegre foi marcada por festa da torcida na madrugada de domingo, ao lado do ex-zagueiro Baidek, intermediário da negociação.
No mesmo dia, cumpriu intensa agenda de reuniões com dirigentes e visitou as instalações do clube. O treinador retorna a Portugal nesta segunda-feira e se reapresenta em janeiro, junto ao elenco, para iniciar a pré-temporada.