Grêmio e Botafogo empatam sem gols na Libertadores

No Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, a equipe de Renato Portaluppi tinha o compromisso mais importante da temporada contra o Botafogo, pelas quartas de final da Libertadores da América, nesta noite. O Estádio Nilton Santos foi palco do jogo de ida da decisão, que teve um jogo sem grandes emoções e sem gols, mas com atuação destacada do volante Arthur. Uma vitória simples na Arena classifica o Grêmio para a semifinal da competição continental.

O treinador gremista tem convivido diariamente com problemas que surgem a todo instante, vindos do Departamento Médico. Pedro Geromel e Luan, duas das principais peças do Tricolor, não tiveram condições de entrar em campo, após realizarem últimos testes momentos antes do apito inicial. Além deles, Michel, suspenso, também foi ausência. O Grêmio entrou em campo com Marcelo Grohe, Edílson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Léo Moura e Fernandinho; Lucas Barrios.

Marcelo Grohe figurante e jogo estudado

A partida era de equipes com estilos de jogos bem definidos e opostos. O Botafogo deu campo para o Grêmio trocar passes, esperando erros para buscar os contra-ataques. Sem Luan, Ramiro e Arthur se revezavam para criar as jogadas, mas as dificuldades ficavam evidentes. Fernandinho, pelo lado esquerdo, tentou levar perigo, mas acertou a rede pelo lado de fora do goleiro Gatito Fernández, Na melhor oportunidade da primeira etapa, Arthur precisou driblar quatro marcadores para finalizar e ver o paraguaio fazer grande defesa.

Pelo lado dos cariocas, apenas um cruzamento de Gilson para a área gremista, com desvio prensado de Bruno Silva, foi o que assustou Marcelo Grohe. A bola passou perto da trave tricolor.

No segundo tempo, o técnico Jair Ventura soltou a equipe, ainda assim deixou a posse de bola com o Grêmio. Roger, após corte ruim de Cortez, matou no peito e fuzilou de dentro da área, mas Bressan salvou. No ataque gremista, Barrios sentiu a perna depois de finalizar de longa distância e precisou ser substituído por Everton, que deu mais movimentação no setor ofensivo. A melhor oportunidade veio pela direita, depois que Léo Moura cruzou, e Fernandinho completou de voleio. A bola já havia passado de Gatito Fernández, mas Joel Carli salvou em cima da linha.

O Grêmio se acuou nos instantes finais, e Renato mandou Rafael Thyere ao gramado na vaga de Léo Moura, que saiu extremamente cansado. Mesmo com a leve pressão final, a defesa tricolor não teve problemas em manter o placar zerado, no Estádio Nilton Santos.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (20), em Porto Alegre. A Rádio Grenal transmite o duelo de volta ao vivo, através do 95.9 fm, aplicativos móveis e site oficial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo que viole os termos de uso, denuncie.