Zagallo e o “13”: entenda por que o número sempre acompanhou uma das lendas do futebol

Zagallo estava hospitalizado desde o fim de dezembro no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / CBF

“Zagallo eterno” tem 13 letras. “Brasil campeão” também. O número 13 sempre esteve ligado a Mario Jorge Lobo Zagallo, uma das lendas do futebol brasileiro. O único tetracampeão mundial de futebol morreu na sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

“O 13 veio aliado a minha esposa, que era devota de Santo Antônio. Sinônimo de fé”, disse Zagallo em uma entrevista. Treze de junho é o Dia de Santo Antônio. Treze também foi o dia em que Zagallo se casou com a mulher, Alcina de Castro Zagallo, que morreu em 2012. Ela também fazia aniversário em um dia 13.

Além disso, 13 também é 31 ao contrário. E 1931 é o ano em que Zagallo nasceu. Mas como jogador, a lenda usava uma outra camisa. “A minha [de jogador] era 11. Doze é do torcedor, e a 13 passou a ser minha como treinador”, afirmou Zagallo.

Mário César Zagallo, filho do ex-craque, disse que a camiseta com o número novo deu sorte. “Meu pai foi convidado no juvenil do Botafogo para ser técnico do profissional. Ele botou a camisa 13 nas costas e começou a ganhar. Tudo virou 13”, disse em entrevista em 2021.

“Meu pai vai somar uma frase, é 13. Quando olha, tem um carro na nossa frente que é 1313. Graças a Deus, o 13 está presente na nossa vida”, afirmou.

Zagallo estava hospitalizado desde o fim de dezembro no Rio de Janeiro. Ele morreu por falência múltipla dos órgãos. “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, diz a nota publicada pela família.

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”, prossegue a nota.

Voltar Todas de Futebol

Compartilhe esta notícia:

Confederação Brasileira de Futebol decreta luto oficial de sete dias pela morte de Zagallo
Velório de Zagallo será aberto ao público na sede da Confederação Brasileira de Futebol
Deixe seu comentário

No Ar: Grenal Futebol Clube