Vitória histórica do Inter há 73 anos encaminhava título do Campeonato Citadino contra o Grêmio

Foto: 1909 em Cores

Há exatos 73 anos, o Internacional venceu o Grêmio por 4 a 3 no Clássico 118, válido pelo primeiro jogo da final do Campeonato Citadino, em 27 de dezembro de 1950, no Estádio da Montanha em Porto Alegre. Carlitos (2x) e Solis (2x) marcaram para a vitória Colorada, enquanto Apis, Dirceu e Detefon descontaram para o Tricolor.

O time do Inter escalado para aquela partida, com o técnico Alfredo González, era composto por: Éwerton, Nena, Ilmo, Oreco, Salvador, Ruarinho, Adãozinho, Solis, Mujica, Ênio Andrade e Carlitos.

Já o elenco do Grêmio tinha Otto Pedro Brumbell como treinador e foi a campo com a seguinte formação: Sérgio Moacir; Clarel e Olavo; Hugo, Verardi e Heitor; Apis, Dirceu, Geada, Pedrinho e Ariovaldo. O árbitro inglês George Dykes estava no comando do apito daquela partida.

Com o resultado da ida, o Inter estava em vantagem para o segundo confronto, mas venceu novamente o Grêmio na partida decisiva realizada em 30 de dezembro do mesmo ano, sagrando-se campeão Citadino pela 18ª vez.

A vitória sobre o maior rival do Estado desencadeou uma época de ouro para o Internacional, que conquistou consecutivamente os títulos do campeonato entre 1950 e 1953, totalizando o 21º caneco até aquele ano.

CITADINO 1950 – FINAL – 1º JOGO – INTERNACIONAL 4 X 3 GRÊMIO

Data: 27/12/1950

Local: Montanha – Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 88.277,00
Juiz: George Dykes (ING)

Gols: Carlitos 10’/2 (I); Solis 12’/2 (I); Ariovaldo 20’/2 (G); Solis 25’/2 (I); Dirceu 29’/2 (G); Carlitos 41’/2 (I); Apis 44’/2 (G).

INTERNACIONAL: Éverton; Nena e Ilmo; Oreco, Salvador e Ruarinho; Adãozinho, Solis, Mujica, Ênio Andrade e Carlitos. Técnico: Alfredo González.

GRÊMIO: Sérgio Moacir; Clarel e Olavo; Hugo, Verardi e Heitor; Apis, Dirceu, Geada, Pedrinho e Ariovaldo. Técnico: Otto Pedro Brumbell.

*Com dados do site Colorados Anônimos

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Internacional

Compartilhe esta notícia:

Em entrevista, Rafael Borré revela planos para o futuro no Werder Bremen: “Devemos estar ainda mais empenhados”
Calendário dos jogos de Grêmio, Inter, Juventude e São José na Copa São Paulo de Futebol Júnior
Deixe seu comentário

No Ar: Café Com Futebol