Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Nesta terça-feira (28), a Rádio Grenal recebeu Paulo Caleffi para a segunda sabatina da série com os candidatos à presidência do Grêmio, transmitida ao vivo pelo programa Futebol, Alegria do Povo e pelo canal da emissora no YouTube. A rodada de entrevistas começou na segunda-feira (27) com Jorge Bastos e será concluída na quinta-feira (30), com a participação de Odorico Roman. As principais declarações de cada candidato também estão sendo publicadas no X (antigo Twitter) e no Instagram da Rádio Grenal.
A chapa “Juntos pelas Três Cores” é liderada por Paulo Saint Pastous Caleffi na presidência e conta com seis vice-presidentes: Pedro Dias Dal Magro, Richard Ricachenevsky Gurski, Roger Fischer, Ricardo Antunes Sessegolo, Antônio Vicente Vargas Nunes e Luigi Antonio Gerace. O grupo apresenta um projeto coletivo, voltado à profissionalização da gestão, transparência e fortalecimento institucional do Grêmio.
Caleffi destacou o potencial de receita da Arena, propondo maior aproveitamento dos espaços ociosos, com projetos que vão desde a instalação de uma faculdade para cinco mil alunos até novos pontos de venda e melhorias na experiência do torcedor. “A Arena tem um potencial enorme de geração de receitas, mas é preciso saber utilizar. Há espaços ociosos que poderiam abrigar até uma faculdade para 5 mil alunos”, afirmou.
O candidato ressaltou a importância de uma gestão profissional e transparente da Arena. “Tivemos uma reunião histórica no Conselho Deliberativo, com a aprovação por aclamação da mudança do estatuto para que o clube receba a gestão da Arena. Um feito que precisa ser louvado”, comentou. Ele detalhou que a administração será conduzida por uma pessoa selecionada com critérios rigorosos, garantindo controle e eficiência.
Paulo Caleffi também falou sobre seu estilo de liderança e legado no clube. “Podem dizer que minha passagem foi meteórica, mas ela deixou legado. Ninguém ganha nada sozinho no futebol, ainda mais quem não teve participação efetiva alguma e todos sabem disso. O candidato à presidência do Grêmio tem que ser a linha de frente, matar no peito e sair jogando. É assim que se lidera.”
O candidato criticou ataques pessoais e ressaltou a necessidade de respeito no processo eleitoral: “O que me causa constrangimento é um vídeo produzido por apoiadores da Chapa 2, tentando denegrir minha imagem e a de grandes profissionais. Um desrespeito de quem não tem proposta nem coragem de usar o próprio nome.”
Caleffi apresentou também detalhes de suas propostas para o clube, incluindo melhorias na infraestrutura e serviços da Arena, como novos postos de venda, Gremio Mania no setor Leste, áreas de acolhimento ao torcedor do interior e expansão de ações de matchday. “Vamos ter postos avançados pela esplanada e na parte inferior da Arena pra facilitar o acesso do torcedor. Isso é geração de receita, mas também respeito a quem quer comprar uma camisa, um boné, uma lembrança no matchday”, explicou.
O candidato destacou a valorização de ídolos e profissionais do clube, como Maicon, e reforçou a importância do desenvolvimento da base e do profissional masculino e feminino. “O Maicon vai trabalhar diretamente na parte técnica com a comissão e jogadores, mostrando na prática, orientando e aconselhando. Ele tem total capacidade e experiência comprovada”, afirmou.
Sobre sua motivação pessoal, Caleffi reforçou o caráter coletivo do projeto: “Eu não ambiciono a presidência por uma questão pessoal. Nosso projeto não é de uma ou duas pessoas, mas de muitas mãos, com preparação de dois anos e participação de todo o conselho e equipe de gestão.”
Encerrando a sabatina, Caleffi destacou que pretende continuar ajudando o Grêmio e prometeu novidades sobre reforços e patrocínios. “Vou estar sempre aberto a auxiliar o Grêmio. Acredito que vamos vencer as últimas barreiras e anunciar esse atleta em breve. Não tenho dúvida de que vamos ganhar a eleição. O grande jogador vem com novo patrocínio para o clube. Projetos desse tamanho não podem ser desperdiçados. Ele tem uma carreira mais consolidada que a do Luis Suárez.”
A série de entrevistas segue nesta quinta-feira (30) com Odorico Roman, também durante o programa Futebol, Alegria do Povo. Quem perdeu a sabatina pode acompanhar a conversa completa no YouTube da Rádio Grenal. As principais falas e trechos das participações também estão disponíveis nas redes oficiais da emissora, pelo X e Instagram.