Partida: Grêmio x Internacional – Estatísticas do Derby Clássico

Grêmio e Internacional – o famoso Gre-Nal – é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, e você já deve saber que gostamos bastante dos clubes. Buscamos algumas estatísticas de Grêmio x Internacional para que você entenda mais sobre este clássico do futebol gaúcho. Veja mais detalhes no decorrer da leitura!

Como surgiu o clássico?

Por trás do clássico Gre-Nal, temos mais de 100 anos de história. No dia 21 de junho de 1909, representantes dos dois clubes foram até a Sociedade Leopoldina Porto Alegrense. 

 

No encontro, o Internacional ainda era um time muito jovem. Ele havia sido fundado em abril de 1909. Já o Grêmio tinha 6 anos de história, uma vez que foi fundado em 1903. A ideia dos dois clubes se enfrentarem partiu do Internacional.

 

No dia 18 de julho de 1909, os dois times entraram em campo para o que viria a se tornar a disputa mais famosa do Sul. No evento, o Grêmio venceu por 10 a 0 em uma goleada histórica.

Por que o nome é Gre-Nal?

O apelido Gre-Nal surgiu quando o clássico já era admirado por um grande número de torcedores. E o mais curioso de tudo é que ele foi, simplesmente, uma forma mais simples de se referir ao confronto.

 

A diminuição do nome foi de grande ajuda para quem trabalhava na imprensa esportiva. Dado que eles não precisavam mais escrever o nome completo das duas equipes.

 

A ideia da abreviação partiu do jornalista Ivo dos Santos Martins, que era torcedor do Grêmio, em 1926. Quase 100 anos desta ideia já se passaram, e cá estamos nós até hoje falando sobre o clássico Gre-Nal.

Disputas no Gauchão

O Grêmio é o atual vencedor do Campeonato Gaúcho de Futebol. No entanto, entre os clubes, quem leva a melhor neste torneio? Infelizmente, o empate. De todos os jogos que foram disputados, 65 terminaram empatados. 

 

No entanto, considerando as vitórias de cada time, o Internacional ganha do Grêmio. O Colorado ganhou 58 partidas, enquanto o Tricolor venceu 55.

Disputas no Brasileirão

Vindo para o Brasileirão, o Grêmio tem mais vitórias. Ao todo. O Grêmio ganhou 24 vezes, enquanto o Internacional conquistou a vitória 21 vezes. De todas as disputas, 17 terminaram empatadas.

Internacional ganha no número de títulos

Mesmo que o Grêmio tenha ganhado mais vezes quando consideramos apenas os jogos entre os clubes, o Internacional vence no número de títulos. O Colorado venceu o Campeonato Brasileiro três vezes, enquanto o Tricolor conquistou duas edições. Ainda que a diferença pareça pequena, estamos falando do Brasileirão, que é um evento disputado pelos melhores times do país.

Disputas na Arena do Grêmio

Desde que foi fundada, a Arena do Grêmio recebeu o Internacional 23 vezes. Honrando o fato de jogar em casa, o Grêmio dominou as partidas que aconteceram em seu estádio. De todos os 23 jogos, o Grêmio venceu 10. Além disso, 11 partidas terminaram empatadas, e o Internacional ganhou apenas 2.

Disputas no Beira-Rio

Quando saímos da casa do Grêmio e vamos para o Beira-Rio, que é lar do Internacional, vemos um cenário completamente diferente do anterior. Aqui, o Colorado ganhou 47 jogos, enquanto o Tricolor venceu 33. O número de empates também é elevado, sendo 43 no total.

Quem é o maior vencedor?

Quando somamos todos os Gre-Nais, podemos chegar a conclusão de quem é o maior vitorioso. Por 160 vitórias a 141, o Internacional é o time com mais vitórias neste clássico do futebol gaúcho.

Últimos jogos do clássico

Nos dois últimos jogos do clássico, quem saiu ganhando foi o Tricolor. Em 21 de maio, venceu o Internacional por 3 a 1. No dia 5 de março, por 2 a 1. Com a contratação de Enner Valencia por parte do Colorado, podemos esperar que o próximo confronto seja incrível.

O primeiro Gre-Nal do Olímpico

No primeiro Gre-Nal que foi disputado no estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio, o Tricolor não saiu feliz. Perder em casa já não é agradável, mas esta partida atingiu um nível a mais.

 

O Tricolor entrou em campo com força total para levar a vitória. O que deu certo por um tempo. Contudo, o vencedor foi o Internacional em uma goleada por 6 a 2 que aconteceu de virada.

Um duelo equilibrado

Ainda que o Internacional seja o time com mais vitórias, os dois clubes tiveram momentos de supremacia durante a história. O início dos confrontos foi marcado por uma excelente performance do Grêmio. Chegando nos anos 1940, o Internacional liderava o campo. A década de 1970 também foi muito dominada pelo Colorado. Pelo fim de 1990, o Grêmio se destacou.

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Grêmio vence o Bahia nos pênaltis e está na semifinal da Copa do Brasil
Cuiabano recebe sondagens de times da Europa
Deixe seu comentário

No Ar: Grenal FC