Terça-feira, 09 de setembro de 2025
O Grêmio saiu vencedor do Gre-Nal 438, disputado na Arena do Grêmio neste domingo (5), após dois gols marcados nos acréscimos, sendo um em cada tempo: no primeiro tempo, Vina arriscou de fora da área e venceu o goleiro Keiller para abrir o marcador, e no final da partida, Carballo desempatou o clássico com o gol decisivo que garantiu a vitória do tricolor.
Após a vitória, o técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva, onde destacou os pontos positivos de sua equipe, e também alguns pontos que precisam ser melhorados, de acordo com a sua amostra da partida enquanto comandante. Muito contente com a atuação da equipe, destacou o preparo de seus atletas, comentou sobre a necessidade de melhora no últimio passe e elogiou a arbitragem de Leandro Vuaden, mas colocando em dúvida um lance de um possível pênalti do goleiro do Internacional, Keiller, em cima de Ferreira, já na segunda etapa.
De início, Renato falou sobre a preparação para o Gre-Nal, falando sobre a importância do clássico: “Ganhar Gre-Nal é ganhar Gre-Nal. É um campeonato a parte. Todo mundo quer ganhar. Buscamos o gol o tempo todo. Os gols saíram nos acréscimos, mas jogamos para ganhar os 90 minutos”.
O comandante tricolor também tocou no assunto da qualidade das finalizações, pois o Grêmio criou muitas chances claras de gol na partida: “Não estamos treinando tanto as finalizações porque não temos tempo, mas o que me agrada é que estamos criando. Pecamos no último passe, as vezes por nervosismo. Falta um pouco de tranquilidade”.
Portaluppi ainda falou sobre as suas alternativas no banco de reservas, comentando que são importantes para a equipe: “Se o jogador render, ele continua jogando. O importante é que posso olhar pro lado e ter jogadores que possam mudar o panorama do jogo”.
O técnico do Grêmio elogiou a arbitragem de Leandro Vuaden no clássico, mas destacou um lance específico, na segunda etapa, em uma dividida entre o goleiro do Internacional, Keiller, e o ponta tricolor Ferreirinha, em que julgou ser lance passível de intervenção do VAR: “O goleiro toca só no Ferreira. Ele tem que fazer o que pra ser pênalti? Eu tive o cuidado de ver o lance pra opinar. O goleiro não toca na bola. A regra já diz. Tocou no jogador é pênalti”.
O Grêmio não altera sua situação no Gauchão com a vitória, mas garante o mando de campo em uma possível final, já que o Inter, atual segundo colocado, agora não alcança o tricolor, mesmo com a somatória de pontos nas semifinais previstas no regulamento. O último compromisso gremista é em Erechim, contra o Ypiranga, na última rodada, em que a equipe não sofrerá nenhuma mudança em questão de tabela e mandos de campo por ter consolidado sua campanha no clássico.