O Impacto do Patrocínio das Casas de Apostas nos Times Gaúchos: Grêmio e Inter em Foco

O patrocínio de casas de apostas no futebol brasileiro tem se tornado cada vez mais comum, com investimentos significativos em campeonatos e equipes da elite. Esse crescimento estimula os torcedores, que já têm paixão pelo esporte, a fazerem suas “fezinhas” nos seus times do coração, podendo inclusive apostar a partir de um depósito mínimo de 5 reais. Neste artigo, vamos explorar o impacto desse fenômeno nos clubes gaúchos, focando especialmente em Grêmio e Internacional.

Times Gaúchos e Sites de Apostas

O Internacional foi o primeiro clube do Rio Grande do Sul a contar com patrocínio de sites de apostas esportivas. O Gigante da Beira Rio assinou uma parceria com a EstrelaBet em maio de 2022, à época, o valor pelo patrocínio era de cerca de R$12 milhões anuais e era estampado na região do ombro do uniforme.

Em fevereiro de 2023, o Colorado antecipou a renovação do contrato de patrocínio com a casa de aposta, que terminaria ao final de 2024, até dezembro de 2025 no valor estimado de R$2 milhões por mês e R$24 milhões por ano. Além disso, a marca da patrocinadora foi movida para uma nova posição na camisa, indo dos ombros para as costas, mais especificamente na parte inferior da numeração dos jogadores.

Fonte | Foto: Reprodução Site Oficial Sport Club Internacional/Ricardo Duarte

O Grêmio por sua vez, que subiu em 2023 para Série A, assinou com um novo patrocinador em março: a Esportes da Sorte. O contrato é válido até março de 2026. A nova parceira investe anualmente R$25 milhões, totalizando cerca de R$70 milhões aos cofres do Imortal. A exposição da marca está estampada em duas regiões do uniforme. Na parte frontal entre o escudo do time e o patrocinador esportivo e na parte posterior do calção.

Inclusive, a casa de apostas ajudou com US$ 1 milhão, R$ 4.870.000 (na conversão atual), no pagamento do salário de Luis Suárez, principal contratação do Grêmio na última temporada, que se despediu do Tricolor Gaúcho ao fim do Brasileirão, que ajudou a equipe a terminar com o vice-campeonato e a vaga direta para Comenbol Libertadores 2024.

Agora, o El Pistolero seguirá para os Estados Unidos após assinar com a equipe de Lionel Messi, o Inter Miami, da MLS (Major League Soccer), se reunindo com o velho companheiro de Barcelona que conquistou a Champions League em 2015.

Fonte | Foto: Reprodução Site Oficial Grêmio Football Porto Alegrense/ Lucas Uebel

Vale destacar também o Juventude. A equipe de Caxias do Sul retornou à elite do futebol nacional desde 2021, após o vice-campeonato da Série B na temporada passada. Nesta semana, o time acertou com um novo patrocinador máster: a Stake. O contrato é válido por duas temporadas, até o fim de 2025. Os valores não foram divulgados, mas podem chegar a R$15 milhões anuais, de acordo com a imprensa gaúcha. Este é, portanto, o maior acordo comercial da história do clube. O Juventude é o primeiro clube brasileiro a ser patrocinado pela casa de apostas esportivas.

Fonte | Foto: Reprodução Site Oficial Juventude/Fernando Alves

Estes são três dos 30 sites de apostas mais procurados pelos brasileiros no ano de 2023, como aponta a pesquisa do mercado de apostas realizada pelo portal Aposta Hub. De acordo com o estudo, entre os patrocinadores das equipes gaúchas, a EstrelaBet, do Internacional, é a melhor posicionada em 5° lugar com 89 milhões de buscas no ano de 2023. Seguida pelo Esporte da Sorte, do Grêmio, em 10° com 16 milhões e por fim a Stake, do Juventude, com 3 milhões em 21°.

Fonte: Aposta Hub

Crescimento dos patrocínios de casas de apostas

Na temporada de 2024 da Série A do Campeonato Brasileiro, uma notável tendência se destaca entre os clubes participantes. Dentre os 20 times que competirão, 15 exibiam marcas de casas de apostas em seus uniformes como patrocinadores máster, o que equivale a expressivos 75% do total. Esta marcante presença sinaliza não apenas a busca por apoio financeiro, mas também evidencia uma crescente parceria entre as casas de apostas e o cenário do futebol brasileiro.

Chama atenção o fato de que, dos cinco clubes restantes sem sites de apostas como patrocinadores máster (Cuiabá, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Red Bull Bragantino), três deles (Grêmio, Internacional e Red Bull Bragantino) ainda estão vinculados a empresas do ramo em outras propriedades de suas camisas. Essa abordagem estratégica evidencia a relevância e atratividade que as casas de apostas têm conquistado no universo do futebol, expandindo sua presença mesmo entre aqueles times que optam por não tê-las como parceiras principais.

Ao se considerar que muitas dessas casas de apostas permitem aos torcedores realizarem apostas com um depósito mínimo de apenas 20 reais, fica evidente a democratização do acesso aos serviços de apostas esportivas. Essa acessibilidade financeira não apenas amplia o alcance do público, mas também reforça a interconexão entre as casas de apostas e o futebol brasileiro, consolidando uma parceria que parece ganhar cada vez mais força e influência no cenário esportivo nacional.

Nova lei e regras para publicidade

No dia 30 de dezembro, a Lei 14.790 de 2023 foi sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, tornando assim as apostas de quota fixa, as famosas bets, legais no Brasil. São aquelas em que o apostador sabe exatamente qual é a taxa de retorno no momento da aposta.

Sendo assim, a adesão à regulamentação e o recebimento de autorização serão obrigados para permitir que as empresas de apostas continuem operando no país e patrocinando times de futebol.

Com a aprovação da nova lei, foram criadas regras específicas para a publicidade das casas de apostas. De acordo com o site oficial do Senado Federal, as publicidades devem fornecer informações claras e transparentes, como o número e data da portaria de autorização, o endereço físico da sede e contatos para atendimento ao consumidor e ouvidoria.

Além disso, são proibidas práticas que levem a ideias enganosas sobre as chances de ganhar; que as apostas podem ser uma alternativa ao emprego, solução para problemas financeiros ou forma de investimento.

E foi estabelecida a proibição dos agentes operadores de adquirirem direitos de transmissão de eventos esportivos.

De acordo com o advogado especialista na regulamentação dos Jogos no Brasil e consultor jurídico do site Aposta Hub, Ricardo Feijó, até o momento, 134 empresas manifestaram seu interesse em obter uma autorização para explorar apostas no Brasil. Estrela Bet, Esporte da Sorte e Stake estão entre as casas de apostas que pediram autorização para explorar apostas no Brasil. Para Feijó, ao que tudo indica, são empresas que provavelmente irão aderir à regulamentação e continuarão a explorar legalmente as apostas esportivas no território nacional.

Conclusão

Diante desse novo cenário legal, será cada vez mais recorrente o número de empresas de casas de apostas com interesse no mercado brasileiro. Já que o Brasil é um país muito propício para que essas empresas prospectem mais clientes. Isso se deve ao longo histórico do brasileiro com o futebol e as apostas, por meio de bolões com amigos, as Timemanias, da Caixa Econômica Federal, e outras formas de apostas no esporte mais famoso do país.

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