O desempenho da dupla Grenal em Copas do Brasil

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Brasil teve seus confrontos da terceira fase definidos, desse modo, Grêmio e Internacional vão em busca de mais um titulo. O Tricolor Gaúcho participou 30 vezes da competição mais democrática do Brasil, tendo sido Campeão em cinco oportunidades, já o Colorado disputou 28 vezes o Torneio, levantando a taça uma única vez.

Campanhas do Grêmio

1989

Logo na primeira edição de Copa do Brasil o Tricolor Gaúcho chegou ao título. O primeiro desafio Tricolor naquela Competição foi frente ao Ibiraçu, do Espirito Santo, o Grêmio venceu a primeira partida no estado Capixaba por 1×0, na volta, no estádio Olímpico, o Imortal venceu por 6×0, classificando-se para as oitavas de final. Na sequencia da competição o Tricolor passou por Mixto, do Mato Grosso, e Bahia, chegando as semifinais, tendo pela sua frente o Flamengo. Na fase semifinal da competição o Grêmio eliminou o Rubro-Negro, empatando a primeira partida por 2×2 no Maracanã, e goleando por 6×1 em Porto Alegre. Na grande final o Grêmio teve a sua frente o Sport, na Ilha do Retiro o jogo terminou em 0x0, deixando toda a decisão para o Rio Grande do Sul. No Estádio Olímpico Monumental o Tricolor dos Pampas venceu por 2×1, com gols de Assis e Cuca, sagrando-se pela primeira vez Campeão da Copa do Brasil.

1994

Sem duvidas essa foi uma das mais importantes conquistas tricolores na Copa do Brasil, pois deu inicio a sequência de títulos gremistas. O Imortal chegou a final passando por Criciúma, Corinthians, Vitória e Vasco. Na grande decisão o Grêmio teve a sua frente o Ceará, empatando em 0x0 no Nordeste e conquistando o Titulo ao vencer por 1×0 no Estádio Olímpico Monumental.

1997

O Grêmio foi o primeiro Tricampeão da Copa do Brasil, e chegou a este feito histórico passando por Fortaleza, Portuguesa, Vitória e Corinthians, chegando a final contra o Flamengo. Na decisão o Tricolor começou a decidir seu destino no Estádio Olímpico, empatando em 0x0 e logo após foi até o Rio de Janeiro para o último confronto dessa competição. A partida decisiva terminou empatada por 2×2, o Grêmio teve seus gols marcados por João Antônio e Carlos Miguel, já do lado carioca os gols foram anotados por Lúcio e Romário. Com isso, o Grêmio se consagrava Tricampeão diante de 95 mil Flamenguistas no estádio Maracanã.

2001

Rumando ao quarto título da Copa do Brasil, o Tricolor contava com o técnico Tite na sua casamata. Durante o caminho até o título do Tetracampeonato, o Grêmio teve que encarar equipes como Vila Nova, Santa Cruz, Fluminense, São Paulo, Coritiba e Corinthians. Para superar o clube Paulista que contava com Marcelinho Carioca, o Grêmio venceu o segundo jogo, em São Paulo, por 3×1 com gols de Zinho, Marinho e Marcelinho Paraíba. O primeiro confronto entre as equipes foi no Estádio Olímpico e terminou empatado por 2×2 com dois gols de Luís Mário.

2016

O último título do Grêmio na competição contava com o mesmo técnico que está na casamata da equipe para a disputa de 2023, Renato Portaluppi. Renato chega em 2016 e logo de cara enfrenta o Athletico-PR em uma disputa de pênaltis onde Marcelo Grohe brilhou e se afirmou como titular do Grêmio. O caminho do Grêmio contou com Athletico-PR, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético-MG na Grande Final. A partida de ida foi marcada por dois gols de Pedro Rocha no Estádio Mineirão, Grêmio saiu vitorioso por 3×1. Já o jogo da volta não saiu do empate por 1×1 na Arena do Grêmio, consagrando o Tricolor Campeão da Copa do Brasil de 2016.

Campanha do Internacional

A quarta edição da Copa do Brasil, no ano de 1992, foi conquistada pelo Internacional. Inter que teve em Gérson seu principal goleador e artilheiro do campeonato com 9 gols marcados nesta ediçao. Para chegar a final, o Inter teve que superar até mesmo seu maior rival, o caminho até o título foi Muniz Freire, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Fluminense. A Grande Final, contra o Tricolor Carioca teve seu primeiro jogo nas Laranjeiras, casa do Fluminense que venceu por 2×1, o Inter teve seu gol marcado por Caíco. Na volta, o clube gaúcho superou o Fluminense por 1×0, gol de pênalti do Célio Silva.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Copa do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Grêmio x Ferroviário: Escalações, momento das equipes e arbitragem
O retrospecto da dupla Grenal em oitavas de final da Copa do Brasil
Deixe seu comentário

No Ar: Café Com Futebol