Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Brasileiro

Na Arena, Grêmio derrota por 3 a 1 o Vitória e sobe para o 10º lugar no Brasileirão

Compartilhe esta notícia:

Foto: Lucas Uebel/Divulgação

Em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio derrotou em casa o Vitória, da Bahia, por 3 a 1 na manhã desse domingo (28). O placar combinado a outros resultados do fim de semana fez o Tricolor gaúcho subir da 11ª para a 10ª posição na tabela, com 32 pontos. Nesta quarta-feira (1º) será a vez de encarar o Santos no estádio do adversário.

André Henrique colocou os donos da casa na frente aos 46 minutos do primeiro tempo. Aitor Cantalapiedra igualou aos 3 minutos da etapa complementar, mas Amuzu colocou a equipe de Mano Menezes novamente na frente aos 21 e Aravena fechou a conta aos 43.

O resultado marcou o fim de um jejum de quatro duelos sem vitória do Grêmio na Arena. Já a má notícia para o clube gaúcho é uma lesão sofrida pelo meia-atacante Willian: em sua terceira partida com a camisa do clube, o recém-contratatado atleta de 37 anos fraturou um dos dedos do pé esquerdo e corre o risco de ficar de fora dos gramados pelo restante da temporada.

Primeiro tempo

Os 15 minutos iniciais na Arena contaram com estudo por parte do Grêmio. Enquanto isso, o Vitória já sabia bem o que iria fazer: explorar bolas longas. Não à toa, criou as duas melhores chances nesse período inicial.

Primeiro, Aitor forçou Gabriel Grando a fazer boa defesa. Depois, em momento mais claro, Renato Kayzer cruzou rasteiro, e o próprio Aitor chutou de primeira, mandando por cima do substituto de Tiago Volpi, que está lesionado.

A primeira chegada do Grêmio ocorreu apenas aos 33 minutos, quando Marlon desceu pela esquerda e finalizou rasteiro. Lucas Arcanjo, porém, fez a defesa sem susto.

Pouco depois, nova chance, desta vez em cobrança de falta de Pavon. O argentino tentou tirar de Arcanjo, mas tirou também do alvo, mandando por cima do ângulo esquerdo.

Arthur, um dos mais lúcidos em campo, arriscou de fora da área e fez o arqueiro adversário se esticar todo para evitar um lindo gol.

No entanto, houve tempo para o gol do alívio na Arena. Após cobrança de lateral de Marcos Rocha direto para área, Edenilson cabeceou firme, e Arcanjo operou milagre. Na sobra, André Henrique, completamente livre, só empurrou para a rede, aos 46 minutos.

Segundo tempo

O empate saiu logo nos primeiros minutos da segunda metade do jogo. Após cruzamento da esquerda, a zaga tirou mal, e a bola ficou livre para o atacante espanhol Aitor Cantalapiedra mandar para o fundo do gol vazio, logo aos 3 minutos.

Com o Grêmio sem conseguir trocar passes e chegar ao gol adversário, Mano Menezes se viu na obrigação de mexer. Tirou Edenilson e Pavon (este, vaiado) e colocou Cristaldo e Amuzu em campo. As trocas, afinal, deram muito certo, já que ambos participaram do segundo gol gremista cinco minutos após entrarem.

O camisa 10 tabelou no meio-campo e lançou de primeira o belga, que invadia a área livre. Na saída de Arcanjo, ele tocou por baixo do goleiro, com categoria, para fazer 2 a 1, aos 21 minutos.

Logo depois, Dodi e Aravena entraram no jogo para as saídas de Marcos Rocha e André Henrique. Aos 29 minutos, Osvaldo trouxe da esquerda para o meio e arriscou o chute cruzado, em sua primeira ação na partida. Gabriel Grando se esticou para espalmar no canto esquerdo.

Aos 43 minutos, Amuzu recebeu o passe pela extrema esquerda e foi para cima do marcador. Conseguiu passar na força pela primeira vez, depois pedalou e levou ao fundo do campo para fazer o cruzamento. Aravena dominou na área, protegeu do zagueiro e girou o corpo. Assim, ficou de frente para o goleiro para bater com qualidade de perna direita e mandar no canto esquerdo, decretando a vitória por 3 a 1.

Ficha técnica

* Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kannemann, Marlon; Noriega, Arthur Melo, Edenílson (Cristaldo), Willian (Alysson); Pavón (Amuzu) e André (Aravena). Técnico: Mano Menezes.

* Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Camutanga (Matheuzinho), Zé Marcos, Ramon; Baralhas (Renzo López), Ronald Lopes (Lucas Braga), Cantalapiedra; Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Romarinho). Técnico: Jair Ventura.

* Arbitragem: Raphael Claus (SP) foi auxiliado por Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley De Souza Lima (RO). No VAR, Thiago Duarte Peixoto (SP).

Compartilhe esta notícia:

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Grenal FC