Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Zagueiro foi denunciado após gesto contra a arbitragem na derrota para o Cruzeiro e corre o risco de perder boa parte da reta final do Brasileirão
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAO defensor foi denunciado com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas à honra relacionadas ao esporte. Caso seja condenado pelo enquadramento apresentado, Kannemann poderá receber uma suspensão de quatro a seis partidas, além de multa que pode chegar a R$ 100 mil.
A expulsão aconteceu aos 27 minutos do segundo tempo, quando o Grêmio já perdia por 3 a 2. Após cometer falta em Kaio Jorge, Kannemann recebeu cartão amarelo. Na sequência, fez um gesto interpretado pela arbitragem como acusação de roubo.
O auxiliar Bruno Boschilia comunicou o episódio ao árbitro João Vitor Gobi, que aplicou o cartão vermelho direto ao zagueiro argentino.
Independentemente do resultado do julgamento, Kannemann já está fora do confronto contra o Coritiba, na próxima segunda-feira (26), em razão da suspensão automática. Uma punição adicional poderá comprometer sua participação nas rodadas seguintes.
O Grêmio também foi denunciado pelo STJD por atraso no início do segundo tempo diante do Cruzeiro. Conforme a súmula, a equipe demorou dois minutos além do previsto para retornar ao gramado. O caso foi enquadrado no artigo 206 do CBJD, que prevê multa financeira.
Enquanto aguarda o julgamento, Renato Portaluppi trabalha para reorganizar a equipe. O zagueiro Wallace, recuperado de uma cirurgia para corrigir uma fratura no nariz, voltou aos treinamentos com bola e está à disposição para enfrentar o Coritiba.
O defensor deverá atuar utilizando uma máscara de proteção. A principal dúvida é quem formará a dupla de zaga com Wallace. Gustavo Martins e Balbuena aparecem entre as alternativas da comissão técnica, mas a formação ainda não foi confirmada.
Nesta quinta-feira (22), o Grêmio também realizará um jogo-treino diante do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, às 15h30, no CT Luiz Carvalho. A atividade deverá ser utilizada para dar ritmo de jogo aos reservas e observar opções para a sequência da temporada.
O Tricolor ocupa a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, e ainda não venceu nas quatro partidas disputadas sob o comando de Renato nesta passagem.
O próximo compromisso será contra o Coritiba, na segunda-feira (26), às 19h30, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Brasileirão.