Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Neste sábado (25), o Grêmio enfrentará o Ypiranga, na Arena, às 16h30. As equipes chegam em bons momentos, mas quem tem a obrigação de vencer é o tricolor, que foi derrotado por 2 a 1 no último domingo, no Colosso da Lagoa, em Erechim, pelo primeiro jogo desta semifinal de Gauchão. A primeira partida foi muito disputada, e a virada do Ypiranga pra cima do Grêmio veio após 2 pênaltis, que coroaram um bom segundo tempo do Canarinho. O tricolor, por sua vez, fez um excelente primeiro tempo e teve muitas chances claras para criar um placar mais elástico nos primeiros 45 minutos, inclusive em um pênalti desperdiçado por Luís Suárez.
Uma curiosidade que pautou a partida foi a de que, com a vitória, o Ypiranga chegou ao segundo triunfo sobre o Grêmio em toda a história. Um tabu que perdurava desde o Gauchão de 1994 foi quebrado, o de quase 30 anos e 18 confrontos de invencibilidade gremista no duelo. Os recordes quebrados não entram em campo, e a missão do treinador Luizinho Vieira, que comanda a equipe de Erechim, será mais dura do que derrubar um tabu: mais de 40 mil gremistas são esperados na Arena, e o Grêmio, mesmo desfalcado, ainda possui um esquema de jogo ofensivo que, caso seja efetivo, pode fazer a diferença na disputa.
Com vários desfalques, o Grêmio deve entrar em campo com um meio campo envolvendo Thiago Santos ou Lucas Silva, grandes alvos de críticas por parte da torcida, e Thaciano. A zaga também não é a que o torcedor está acostumado à ver: o parceiro de Bruno Alves ser[a Bruno Uvini, recém recuperado de lesão e ainda não testado o suficiente para ter uma boa amostragem na equipe. A grande força tricolor está no ataque: Bitello vive grande fase na equipe, e fará a trinca ofensiva com Ferreira e Vina. Além disso, é claro, sempre é bom lembrar do poder de decisão do uruguaio Luís Suárez, que conhece muito bem o caminho do gol.
Provável escalação: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thiago Santos (Lucas Silva) e Thaciano; Bitello, Ferreira e Vina; Luís Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
O técnico Luizinho Vieira conseguiu um grande resultado no jogo de ida, e entra em campo na “confortável” situação de jogar pelo empate. O Ypiranga já está garantido na terceira fase da Copa do Brasil, despachando o Red Bull Bragantino no Colosso da Lagoa há pouco mais de uma semana, e vive uma fase enorme que coroa bons trabalhos realizados dentro do clube nas últimas temporadas.
Provável escalação: Caíque; Gedeilson, Islan, Windson e PK; Lorran, João Pedro, Mossoró e Mateuzinho; Erick e Barbio (MV). Técnico: Luizinho Vieira.
Árbitro: Douglas Silva
Assistente 1: Tiago Kappes Diel
Assistente 2: Fagner Cortes
Quarto árbitro: Francisco Soares Dias
VAR: José Antônio Chaves Franco Filho
A jornada esportiva será comandada por PC Carvalho, com comentários de Flávio Dal Pizzol. Jesiel Ellias será o comentarista de arbitragem e as reportagens serão de César Fabris e Leonardo Sonda. Guilherme Goulart estará no plantão atualizando todos os dados da partida. Você acompanha nossa transmissão na 95,9FM, no site radiogrenal.com.br ou no aplicativo da Rádio Grenal.
No Ar: Boteco Grenal