Terça-feira, 22 de setembro de 2026

Terça-feira, 22 de setembro de 2026

Grêmio

Grêmio usa Data Fifa para ajustes de Renato e terá desfalques na retomada do Brasileirão

Compartilhe esta notícia:

Tricolor ocupa o 17º lugar, volta aos treinamentos na quinta-feira e enfrenta o Remo no dia 7 de outubro

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio começa a aproveitar a pausa da Data Fifa para dar mais tempo de trabalho a Renato Portaluppi. Depois do empate por 0 a 0 com o Palmeiras, na Arena, o treinador reduziu de cinco para três dias o período de folga previsto para o elenco. Os jogadores voltam ao CT Luiz Carvalho na quinta-feira (24), com trabalhos em dois turnos previstos durante a preparação.

O ponto conquistado diante do Palmeiras não foi suficiente para retirar o Tricolor da zona de rebaixamento. Após 28 rodadas, o Grêmio ocupa a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos. O Vasco, primeiro time fora do Z-4, soma 31. Restam dez partidas até o encerramento da competição.

A reestreia de Renato ficou marcada principalmente pela atuação de Weverton. Diante do ex-clube, o goleiro realizou 12 defesas, maior número registrado por um arqueiro em uma única partida do Brasileirão de 2026. Weverton também lidera o levantamento de gols evitados do Gato Mestre: sofreu 34 gols em situações nas quais o modelo de PSxG projetava 39,9, diferença positiva de 5,9.

Renato também começou a mudar a utilização do elenco. Balbuena voltou ao time titular após 133 dias sem iniciar uma partida, enquanto João Pedro ganhou oportunidade desde o começo e Marcos Rocha foi utilizado durante o segundo tempo. A intenção do treinador é aumentar a participação dos jogadores mais experientes e encontrar alternativas durante o período sem partidas.

Para a retomada do Brasileirão, entretanto, o técnico já sabe que terá baixas. Gustavo Martins e Erick Noriega receberam o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras e estão suspensos diante do Remo. Na defesa, Kannemann ficou fora do último compromisso por desconforto muscular, enquanto Marlon segue em recuperação de uma lesão de grau 2 na coxa direita.

O próximo compromisso gremista será em 7 de outubro, às 19h30, contra o Remo, no Mangueirão, em Belém. Na sequência, o Tricolor recebe o Inter no dia 11, às 17h30, na Arena, em confronto pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Além da luta pela permanência na Série A, o Grêmio mantém outra frente importante na temporada. O clube está classificado para a semifinal da Copa do Brasil e enfrentará o Atlético-MG. O primeiro confronto será em Porto Alegre, enquanto a decisão da vaga ocorrerá em Belo Horizonte. As datas-base definidas pela CBF são 1º e 8 de novembro.

Segundo os cálculos atuais do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG, o Grêmio tem 57,6% de probabilidade de rebaixamento. A projeção reforça a importância do período de treinamentos antes das dez rodadas finais, nas quais Renato terá a missão de retirar o clube da zona de queda.

Compartilhe esta notícia:

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Café Com Futebol