Segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Tricolor chegou a vencer no primeiro tempo, mas sofreu três gols na etapa final e permanece na 18ª colocação, com 31 pontos
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAO Grêmio foi derrotado por 4 a 2 pelo Cruzeiro, neste domingo (18), na Arena, em Porto Alegre, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo depois de terminar o primeiro tempo em vantagem, a equipe comandada por Renato Portaluppi sofreu a virada na segunda etapa e permaneceu na zona de rebaixamento da competição.
O Tricolor abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Após Amuzu sofrer pênalti cometido por Zé Lucas, Carlos Vinícius converteu a cobrança e colocou os donos da casa em vantagem. O Cruzeiro respondeu aos 22 minutos, quando Kaio Jorge aproveitou uma falha defensiva para empatar.
Ainda antes do intervalo, aos 40 minutos, Pavón marcou o segundo gol gremista. O atacante finalizou da entrada da área, a bola desviou em João Marcelo e terminou no fundo das redes, levando o Grêmio para o vestiário com a vitória parcial por 2 a 1.
Na volta do intervalo, porém, o cenário mudou. Logo aos dois minutos, Kaio Jorge voltou a marcar e deixou tudo igual. Aos 15, o atacante aproveitou outro espaço na defesa gremista para completar seu terceiro gol na partida e colocar o Cruzeiro em vantagem.
A situação ficou ainda mais complicada aos 27 minutos, quando Kannemann foi expulso após fazer um gesto de reclamação contra a arbitragem. O zagueiro havia recebido cartão amarelo por uma falta em Kaio Jorge e acabou deixando o Grêmio com um jogador a menos.
Aos 34 minutos, João Marcelo aproveitou uma cobrança de escanteio para marcar o quarto gol dos visitantes e confirmar a vitória mineira.
Com a derrota, o Grêmio chegou a sete partidas consecutivas sem vencer e permaneceu na 18ª colocação do Brasileirão, com 31 pontos. Renato Portaluppi segue sem conquistar uma vitória desde seu retorno ao comando técnico, acumulando três empates e uma derrota.
O Tricolor terá uma semana para trabalhar antes do próximo compromisso. A equipe enfrenta o Coritiba na segunda-feira (26), às 19h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Kannemann está suspenso para a partida.
Restando sete rodadas para o encerramento do campeonato, o Grêmio busca uma reação para deixar a zona de rebaixamento e garantir a permanência na Série A.