Domingo, 11 de janeiro de 2026
Em jogo de estreia do Campeonato Gaúcho na noite desse sábado (10), o Grêmio venceu o Avenida por 4 a 0, fora de casa. Com o resultado, o Tricolor lidera momentaneamente o grupo B. O próximo compromisso da equipe comandada por Luís Castro é na quarta-feira (14), às 21h30, contra o São José, na Arena, com portões fechados.
A punição é decorrente do Grenal disputado em 8 de março de 2025. Na ocasião, o árbitro Ramon Abatti Abel relatou o arremesso de bomba, bobinas de papel e uma garrafa no gramado por parte da torcida gremista. Diante disso, a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul puniu o Grêmio com a perda do mando de campo.
O Jogo
O Grêmio começou com um futebol mais preso no primeiro tempo, mas as oportunidades apareceram e foram claras para ambos os times, apesar do 0 a 0 nos 45 minutos iniciais. Duas chances com Emerson Tucão: uma chutando para fora após erro da zaga ao cortar, e outra quando Grando alçou com o pé. O Grêmio teve em Amuzo o seu destaque, jogando pela esquerda; em uma delas chutou com perigo e, em outra, cruzou, mas Carlos Vinicius não conseguiu arremate eficaz, dando chance para a defesa de Rodrigo.
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com a mesma formação.
Logo na primeira investida, o Tricolor abriu o placar, aos 40 segundos. Roger recebeu pelo lado direito e espichou o passe no fundo para Tiago. Ele dominou e cruzou por baixo, na marca do pênalti. Amuzu chegou para arrematar de primeira, no ângulo, fazendo o primeiro gol.
Aproveitando o bom momento, o Tricolor ampliou, os quatro minutos. Cristaldo fez o cruzamento da intermediária pelo lado direito na segunda trave. Roger fechou de carrinho para desviar ao meio. Na pequena área, Wagner Leonardo desviou de barriga para mandar para o fundo do gol.
Ligado na volta para a etapa final, no ataque seguinte saiu outro gol gremista. A jogada pelo centro pegou a defesa aberta e Cristaldo ganhou a dividida, soltando o passe para Roger. Livre de marcação dentro da área ele enquadrou o corpo e bateu cruzado com extrema qualidade, de canhota, para ampliar.
Logo depois, o técnico Luís Castro fez quatro trocas. Dodi, Willian e Pavón e Aravena entraram, para as saídas de Tiago, Roger, Amuzu e Cristaldo.
Na primeira investida dos jogadores que ingressaram, quase saiu o quarto gol, aos 15 minutos. Pavon recebeu pela direita e fez rápido cruzamento por baixo. O zagueiro furou o cruzamento e Aravena tentou concluir de primeira, porém a batida saiu à dirieta da meta.
Em cobrança de escanteio do lado direito de Willian aos 26 minutos, a zaga tirou de cabeça para a entrada da área. Arthur dominou o rebote para deixar a bola congelada e logo chapou de direita. A curva foi certeira no canto esquerdo, mandando a bola na bochecha da rede para fazer o 4 a 0.
Por fim, a última troca foi efetuada. Riquelme entrou no jogo, para a saída de Carlos Vinícius.
Ficha técnica
Avenida: Rodrigo Mamá; Cristian Lessa (Emerson Junior, 11’/2ºT) , Melanez, Jô e Vinicius Silva; Anderson Uchoa, Anderson Recife (Zé Pedro, 11’/2ºT), Wellisson e Tinga (Ranisson, 11’/2ºT); Emerson Tucão (Luisinho, 28’/2ºT) e Xandy ( Wesley Pionteck, 41’/2ºT) . Técnico: Gabriel Dutra
Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista; Arthur, Tiaguinho, (Dodi, 11’/2ºT), Roger (Pavón, 11’/2ºT) Cristaldo (William, 11’/2ºT); Amuzu (Arevena, 11’/2ºT) e Carlos Vinícius (Riquelme, 28’/2ºT). Técnico: Luís Castro
Arbitragem: Eduardo Fernandes Bastos foi auxiliado por Otavio Legramanti e Paulo Ivan de Ávila da Silva. VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima.