Técnico aos 31 Thiago Gomes combina games e software para aprimorar seu trabalho


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

Auxiliar técnico de Paulo Roberto Falcão no Sport e ex-técnico do São José de Porto Alegre, Thiago Gomes fala sobre sua parceria com games de simulação em computador e programa de estatísticas na atividade de treinador. Aos 31 anos, Gomes se tornou o mais novo a comandar uma partida do time principal do Sport, e se mostrou adepto às novas ferramentas tecnológicas no futebol.

O técnico destacou o uso de software que acumula dados e estatísticas de jogadores do mundo todo como ajuda nas contratações. O programa se chama Live Scout, e é um dos investimentos da diretoria rubro-negra na busca por reforços. “Sabíamos que para repor algumas saídas, teríamos que ser criativos”, comentou.

Sobre o programa, ele explicou seu funcionamento: “a gente consegue baixar jogos de todas ligas e competições do planeta. Por aí conseguimos filtrar e selecionar um atleta”. Ao aprovarem, via vídeo, o desempenho de algum jogador, entram em contato com o clube e pedem para observá-lo de perto em uma partida ao vivo.

Além do programa de estatísticas, Thiago Gomes se revelou jogador e fã da franquia do simulador para computador Football Manager. Em um jogo comandando o sub-20 do São José o treinador obteve a virada após fazer uma substituição tática que havia experimentado no game de simulação. “Ele chega bem próximo de o que é montar um time e alterá-lo durante a partida”, comentou.

Na entrevista feita por Kalwyn Correa e reproduzida no programa Tarde de Futebol deste domingo (17), o treinador também falou de sua experiência como técnico do São José. No ano passado, junto ao então auxiliar China Balbino, montou o time campeão da Copinha FGF de 2015 e hoje semifinalista do Gauchão 2016.

Gomes recebeu no dia 6 deste mês a oportunidade de substituir Falcão na casamata. Na ocasião, a derrota por dois a zero para o Aparecidense, pela Copa do Brasil, ajudou o Sport a se habilitar à Copa Sulamericana, desejo da direção para 2016. O jogo também marcou o nome de Thiago Gomes na história do Leão da Ilha do Retiro. O clássico do dia 10 terminado em um a um contra o Santa Cruz, que classificou o Sport para a semifinal da Copa do Nordeste, também teve Gomes no comando.

Confira a entrevista no áudio abaixo:

Comentários