Semana Grenal: Confira o retrospecto de Anderson Daronco apitando o clássico

O Grenal 431 será o oitavo na carreira de Anderson Daronco

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Nascido em Santa Maria, Anderson Daronco, 40 anos, começou a carreira como árbitro em 2000 e já atuou em 803 partidas. Sua estreia em Grenal ocorreu em 2014, e desde então, apitou o clássico em sete oportunidades. Confira o retrospecto do juíz no maior clássico do estado do Rio Grande do Sul.

Daronco foi quem apitou o último Grenal, o 430, quando Grêmio venceu o Inter pelo placar de 1 a 0, na Arena, no dia 3 de maio deste ano. Este será o oitavo clássico na sua carreira. O seu primeiro, ocorreu em 2014, na vitória colorada por 2 a 0, no estádio Beira-Rio. Na ocasião, sua atuação foi considerada boas pelas duas torcidas e analistas de arbitragem.

POLÊMICAS

GRENAL 405

O clássico foi o segundo na carreira do árbitro. Pela primeira vez, Anderson Daronco teve problemas no comandos dos ânimos nas duas equipes. Em um Grenal muito aguerrido e com muitas faltas, ele distribuiu 11 cartões amarelos – cinco para o Grêmio e seis para o Inter -, além de um vermelho para Pedro Geromel. Na ocasião, o jogador foi expulso por receber dois cartões amarelos após uma entrada dura em D’alessandro e por derrubar Valdívia na área, faltando 17 minutos para o término da partida.

A discussão dos lances durante a partida seguiu para os bastidores, quando contestado perto dos vestiários por Felipão e pelo seu auxiliar, Murtosa. Em entrevista, o então técnico tricolor respondeu: “Não vou falar. Nem viria dar entrevista, porque estava nervoso. Não vale a pena comentar. Não darei chance a algumas pessoas”.

GRENAL 409

O terceiro Grenal da carreira de Anderson Daronco, com certeza, foi o mais polêmico até o presente momento. Marcado por um 0 a 0 sem muita qualidade técnica de ambas as equipes, os lances mais lembrados ficaram por conta das confusões envolvendo o lateral do Inter, William, e o atacante tricolor, Bolaños.

Muito contestado, Daronco não marcou falta em um lance que ocorreu na lateral do campo, quando William atingiu com o cotovelo a mandíbula de Bolaños. Em certa feita, a oportunidade foi vista como maldade pelo lado tricolor, entretanto, pelo lado colorado, analisaram como acidental. Em entrevista coletiva após a partida, o presidente gremista, Romildo Bolzan Jr., falou sobre o lance: “Nem sequer foi visto pelo árbitro. Depois, se examinarem, vocês vão ver o quão criminoso foi o lance. Por isso, a gente questiona e quer árbitros de fora”, contestou.

As polêmicas não acabariam por aí, em nova ocasião envolvendo William e Bolaños, o lateral chegou forte no atacante dentro da área. Na hora, a torcida gremista reivindicou a penalidade, entretanto, Daronco mandou seguir o lance. Ainda, no início da segunda etapa, Aylon, então atacante do Inter, foi atingido fortemente por Pedro Geromel, mas o zagueiro não recebeu o segundo cartão amarelo.

Ao término da partida, Henrique Almeida deu um carrinho por trás em Paulão. O lance gerou confusão e o zagueiro colorado, irritado com a falta, deu um chute no atacante gremista. Anderson Daronco deu cartão amarelo para Henrique pela infração, e vermelho para Paulão, pela agressão.

Confira os números totais de Anderson Daronco em Grenal:

402 – Inter 2×0 Grêmio – Beira-Rio – Brasileirão 2014

405 – Grêmio 0x0 Inter – Arena – Gauchão 2015

409 – Grêmio 0x0 Inter – Arena – Gauchão e Copa da Primeira Liga 2016

414 – Grêmio 3×0 Inter – Arena – Gauchão 2018

418 – Grêmio 1 x 0 Inter – Arena – Gauchão 2019

421 – Inter 1 x 1 Grêmio – Beira-Rio – Brasileirão 2019

430 – Grêmio 1 x 0 Inter – Arena – Gauchão 2021

Na Rádio Grenal você ficará por dentro de tudo que antecede esta partida que tem elementos para ficar marcada na história. O clássico, quem conta os caminhos de cada equipe, é Haroldo de Souza, o maior narrador da história do Grenal. A Jornada Esportiva inicia às 15h trazendo todo o ambiental das duas equipes no estádio Beira-Rio.  

 

 

 

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Gauchão 2021

Compartilhe esta notícia:

Tiago Nunes comenta sobre bola aérea e fala de lesão de Thiago Santos: “Pensaremos adiante”
Matheus Henrique e Brenno são convocados para a Seleção Brasileira Olímpica
Deixe seu comentário