Renato Portaluppi aprova medida temporária que amplia número de substituições: “Espero que ela fique”

Técnico do Grêmio é favorável pela implantação da mudança no futebol

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Uma nova prerrogativa estará à cargo das competições no retorno do futebol. Sugerida pela FIFA e aprovada pelo Conselho Internacional da Associação de Futebol Americano (IFAB), uma medida temporária irá permitir a ampliação do número de substituições nas partidas, de três para cinco alterações. Mesmo que de forma provisória, a mudança é vista com bons olhos, na avaliação do técnico do Grêmio Renato Portaluppi, que ainda torce por sua implantação.

Em resposta ao questionamento encaminhado pela reportagem da Rádio Grenal, sobre a avaliação da medida, o comandante gremista declarou: “Acho muito boa e importante essa mudança. E espero que ela fique. Muitas vezes, o treinador fica amarrado na beira do campo, sem ter o que fazer, por conta do limite de mudanças. Agora já melhora bastante em todos os aspectos”.

A ação sugerida pela entidade máxima do futebol é para auxiliar os times, prevendo a maratona de jogos na volta do futebol, após a paralisação em virtude da Covid-19. A iniciativa ainda precisa do aval de cada competição e pode ser aplicada para campeonatos que serão finalizados até 31 de dezembro de 2020.

Para que não haja a perda do ritmo de jogo, alguns critérios foram definidos:

  • Cada equipe poderá usar no máximo cinco substituições;
  • Para reduzir a interrupção da partida, cada equipe terá no máximo três oportunidades para fazer as substituições durante o jogo; substituições também podem ser feitas no intervalo;
  • Se as duas equipes fizerem uma substituição ao mesmo tempo, isso contará como uma das três oportunidades para cada equipe;
  • Substituições e oportunidades não utilizadas são transportadas para a prorrogação;
  • Onde as regras da competição permitirem uma substituição adicional no tempo extra, as equipes terão uma oportunidade de substituição adicional; substituições também podem ser feitas antes do início e no intervalo da prorrogação.

Reinício dos trabalhos no Grêmio e isolamento no Rio

Os trabalhos no Grêmio reiniciaram na última semana, mas sem Renato. Por ser considerado grupo de risco, o técnico segue no Rio de Janeiro. O treinador passou ultimamente por duas cirurgias cardíacas e foi recomendado que, neste momento, ele permaneça em isolamento.

O treinador segue acompanhando as atividades através de videoconferência. Os trabalhos físicos individualizados são comandados pelos preparadores físicos e também pelo auxilar-técnico Alexandre Mendes.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Inter cancela treino e irá reavaliar planejamento de atividades
Após reunião, Inter comunica sequência das atividades a partir do novo decreto do RS
Deixe seu comentário