Reencontro: o retrospecto de Renato Portaluppi x Grêmio na história

Renato Portaluppi e Grêmio se enfrentarão pela 7ª vez na história

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Nesta quarta-feira (25), a partida de ida válida pelas quartas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Flamengo marcará um reencontro importante. Será a primeira vez que Renato Portaluppi e o tricolor gaúcho se enfrentarão desde a saída do ídolo e ex-técnico gremista do clube gaúcho. 

Nos últimos cinco anos, Renato comandou o tricolor por quatro anos e meio. Em sua terceira passagem, o treinador foi o responsável por quebrar o jejum de 15 anos sem títulos ao vencer a Copa do Brasil de 2016, e conquistar o Tri da América, em 2017. Foram sete conquistas ao todo contando com três estaduais (2018, 2019 e 2020), Recopa Sul-Americana (2018) e Recopa Gaúcha (2019).

O saldo do confronto entre Renato Portaluppi comandando outros times contra o Grêmio é equilibrado. Curiosamente, em todos os embates o treinador estava na casamata de um clube carioca. Desta vez, dirigindo o Flamengo, a história se repetirá. São seis confrontos ao todo, com duas vitórias para o treinador, dois empates e outras duas vitórias para o tricolor gaúcho. Contudo, o técnico não vence seu clube do coração há quatro partidas.

Romildo Bolzan Jr. sobre o confronto

Projetando a partida desta quarta-feira, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr. exaltou o reencontro: “O Renato sempre vai ser lembrado como um ídolo, mas nesse momento estamos em lados opostos. Sempre haverá um respeito recíproco, mas cada um vai buscar seu resultado”.

Renato Portaluppi sobre o reencontro

Renato, por sua vez, declarou seu amor ao antigo clube: “É difícil falar. É um sentimento estranho pois eu me criei dentro do clube, ajudei a conquistar títulos como jogador e treinador. Até três meses atrás estive lá durante quase cinco anos, então o torcedor sabe que tenho um carinho muito grande por eles, todos sabem que sou gremista. Gosto muito do grupo que está lá, mas acima de tudo sou profissional. Quarta-feira vamos jogar contra o Grêmio e vamos buscar o resultado que nos interessa”.

A última vez que o duelo ocorreu foi no dia 08 de junho de 2008. Há um pouco mais de 13 anos atrás, o Grêmio batia o Fluminense por 2 a 1, ainda no estádio Olímpico, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, Perea balançou as redes duas para os gaúchos e Dodô diminuiu para os cariocas.

Confira os demais confrontos entre Grêmio x Renato Portaluppi:

  • Grêmio 0x1 Fluminense (Brasileirão 2003, 6ª rodada)
  • Grêmio 1×2 Vasco (Brasileirão 2006, 4ª rodada)
  • Vasco 1×1 Grêmio (Brasileirão 2006, 23ª rodada)
  • Grêmio 2×0 Fluminense (Brasileirão 2007, 2ª rodada)
  • Fluminense 1×1 Grêmio (Brasileirão 2007, 21ª rodada)
  • Grêmio 2×1 Fluminense (Brasileirão 2008, 5ª rodada)

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Protagonistas: Edenílson e Yuri Alberto são responsáveis por mais de 70% dos gols do Inter no Brasileiro
Inter encaminha saída de Thiago Galhardo para time da Espanha
Deixe seu comentário