Quem é Ayacucho, adversário do Grêmio na Pré-Libertadores

Esta será a primeira vez que o clube peruano jogará a Copa Libertadores da América

Foto: Divulgação / Ayacucho

Após o baque de domingo, quando perdeu a chance de ser hexacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio não teve muito tempo para digerir a derrota. Isso porque amanhã (10), o tricolor já estreia na Pré-Libertadores, diante dos peruanos Ayacucho. Um time modesto localizado na cidade de Ayacucho, província de Huamanga, mas você já havia ouvido falar?

O time peruano foi fundado no dia 9 de agosto de 2008. São apenas 12 anos completados, e até 2014 o clube não se identificava por essa alcunha que hoje é conhecido. Seu nome de origem era Club Inti Gas Deportes, e foi decisão do então presidente Rolando Bellino alterar para Ayacucho Fútbol Club afim de se identificar mais com a região de origem.

Classificado para esta Pré-Libertadores, o time dirigido pelo técnico Walter Fiori, foi campeão do Torneo Clausura, que o credenciou à vaga. Esta será a primeira vez na história que o clube participará da competição continental. Entretanto, já havia jogado as Sul-Americanas de 2012, 2013 e 2014, sendo eliminado sempre na primeira fase.

Sobre o atual treinador da equipe, Fiori era até este ano assistente do então técnico Gerardo Ameli, que saiu do comando ao fim da temporada 2020. Ainda, o clube também perdeu muitos jogadores, apenas seis permanecem no grupo em relação a temporada anterior. A última partida do clube foi ainda no ano passsado, quando perdeu na semifinal para o Sporting Cristal. A maior preocupação do time peruano é em relação ao ritmo de jogo dos seus atletas, pois devido ao agravamento da pandemia, muitas regiões tiveram que ficar em quarentena no país. Com isso, após negociações, o Ayacucho teve de ser liberado pelas autoridades para poder treinar, junto de todos os outros clubes peruanos que estão participando de competições internacionais.

O tricolor, tendo seu primeiro jogo em casa, na Arena, jogaria a partida de volta no país de origem do adversário. Esta era uma grande expectativa dos peruanos, para que o encontro fosse realizado em Lima, capital do Perú. Entretanto, pela questão sanitária, foi confirmado pela Conmebol que o confronto ocorrerá no Equador. Contudo, o fator altitude continuará sendo um adversário importante contra o Grêmio para buscar a classificação. São 2.850m acima do nível do mar, em Quito (EQU). Em comparação, caso o tricolor fosse buscar sua classificação na cidade de Ayacucho, ou em Lima, seriam 2.746m ou 1.550m, respectivamente.

Lembrando que, o Grêmio avançando desta fase, enfrentará o vencedor de Independiente Del Valle e Unión Española em mais uma fase antecendente aos grupos na Copa Libertadores da América. A partida contra os peruanos, amanhã (10), na Arena, ocorrerá às 21h30, e você acompanha todos os detalhes da estreia tricolor na Rádio Grenal.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Lista de inscritos do Grêmio para Libertadores conta com Michel, Elias e jovens da base
Mesmo de olho no mercado, João Patrício Herrmann ressalta: “O Inter vive um problema financeiro muito grande”
Deixe seu comentário