Grêmio vence o São Paulo e se garante na pré-Libertadores 2018

O discurso geral era de garantir a vaga na Libertadores do próximo ano antes da decisão desta temporada, diante do Lanús. Uma vitória contra o São Paulo na Arena, nesta quarta-feira, garantiria o Grêmio pelo menos nas fases preliminares da competição continental em 2018. E foi o que aconteceu. Sob os olhares de 22 mil torcedores, o clube gaúcho seguiu o roteiro e venceu pelo placar mínimo, gol do zagueiro Kannemann.

Renato Portaluppi já havia afirmado que a intenção era fazer os titulares jogarem para manter o ritmo. Neste feriado, o comandante mando a campo aquilo que, na sua cabeça, tinha de melhor. Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios iniciaram a partida. Michel e Everton começaram como opções no banco de reservas.

O primeiro tempo não contou com muitas oportunidades criadas, mas uma grande quantidade de cartões amarelos foi aplicada. As ações de modo geral ficaram por conta da armação gremista, no entanto, em um lance despretensioso, Pedro Geromel apareceu no lado direito da área paulista e cruzou rasteiro. O zagueiro Arboleda tentou afastar, a bola bateu em Kannemann e o placar foi inaugurado.

Na etapa complementar, o São Paulo se soltou mais, buscando a igualdade no marcador, mas o Grêmio seguiu atacando. Fernandinho, em duas oportunidades pelo lado esquerdo, errou o alvo e finalizou para fora. Ramiro tentou de dentro da área, mas parou na grande defesa do goleiro Sidão. O São Paulo teve um gol anulado, quando Lucas Pratto tabelou com Hernanes e finalizou para o fundo das redes, mas a arbitragem já havia parado o lance, alegando posição irregular do atacante.

Renato colocou em campo Everton, Jael e Michel nas vagas de Fernandinho, Lucas Barrios e Ramiro, buscando mais mobilidade ofensiva. Everton até tentou deixar a sua marca, como de costume quando ingressa no decorrer da partida, mas também parou no goleiro do São Paulo. Na pressão final, a dupla Hernanes-Pratto voltou a levar perigo, em nova tabela na área tricolor, mas o centroavante chutou e viu Marcelo Grohe realizar grande defesa.

A vitória mantém o Grêmio na segunda colocação do Campeonato Brasileiro com 61 pontos, 7 atrás do líder Corinthians, que, com uma vitória sobre o Fluminense, garante o título da competição. No próximo domingo (19) o clube gaúcho enfrenta o Santos na Vila Belmiro, provavelmente com o time reserva. A Rádio Grenal transmite o duelo ao vivo, a partir das 19 horas.

Comentários