Grêmio supera o Caxias por 2 a 1 em primeiro jogo nas semifinais do Gauchão

A vitória deixa o time comandado por Tiago Nunes em vantagem para a conquista de uma vaga na final do Estadual.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

No Estádio Centenário, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1 no primeiro jogo das semifinais do Gauchão na noite deste domingo (2). A vitória deixa o time comandado por Tiago Nunes em vantagem para a conquista de uma vaga na final do Estadual.

Diego Souza marcou duas vezes, uma delas em um pênalti. Marlon anotou pelos donos da casa. O Tricolor pode jogar por um empate n jogo da volta, marcado para o próximo domingo (9).

Primeiro tempo

O Grêmio iniciou a partida superior, buscando trabalhar jogadas com transições rápidas e buscando chegar ao ataque pelas laterais. Já nos segundos iniciais o Tricolor ameaçou com Léo Pereira, que fez um cruzamento fechado na área, mas a bola saiu à direita da meta defendida por Marcelo Pitol. Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio feita por Rafinha, Ruan tentou dominar de costas para o gol, mas não conseguiu dar sequência a finalização.

Pressionando e tentando se infiltrar no campo de defesa adversário, mais uma vez foi a vez de Rafinha tentar um cruzamento na pequena área, mas a defesa cortou pela linha lateral e impediu a sequência do lance gremista. Já com 13 minutos, Geromel lançou na área, a zaga afastou mal e a bola sobrou para Ferreira, que tentou de primeira, mas não conseguiu boa conclusão.

A melhor chance tricolor saiu aos 17’, quando depois de uma boa trama gremista, da esquerda Ferreira acionou Diego Souza na frente da meta. O centroavante buscou o chute colocado, mas a bola saiu pelo lado, por detalhe.

Foi aos 22 minutos, com uma jogada pelo meio, que os gremistas abriram a contagem no Centenário. Thiago Santos buscou o passe na área, Guilherme Mattis afastou errado e a bola caiu nos pés de Diego Souza, que dominou, cortou para a direita e chutou, mandando no canto direito da meta defendida por Marcelo Pitol.

Aos 38 minutos, o Caxias conseguiu marcar. Depois de um bate-rebate na área, a bola sobrou para o Felipe Tontini, que chutou de fora da área, mandando para o fundo das redes. No entanto, antes de chegar aos pés do meia, a bola bateu no braço de Giovane Gomez. Gol anulado pela arbitragem após análise do VAR. Por reclamação, técnico e médico do time da serra foram expulsos por reclamação.

Mas aos 46’, os donos da casa construíram uma boa e efetiva oportunidade. Após cobrança de escanteio, Rafinha tentou afastar de cabeça, mas a bola chegou na segunda trave, nos pés de Marlon, que chutou de primeira, empatando o jogo.

Segundo tempo

Os donos da casa pressionaram mais nos minutos iniciais, subindo mais a marcação e pressionando no ataque. Mas os gremistas seguraram bem e também chegaram. Em uma das oportunidades, Jean cobrou um escanteio na área, mas a zaga cortou no primeiro poste.

Já com 10 minutos de bola rolando, Jhon Cley cobrou uma falta e Thiago Sales mandou de cabeça, obrigando Brenno a fazer uma grande defesa, quase à queima roupa, evitando o que poderia ser o segundo gol do Caxias.

Dois minutos depois, Ferreira fez uma boa jogada individual na esquerda e cruzou buscando Léo Pereira na pequena área, mas a zaga grená cortou bem. Em resposta, o Caxias chegou com Jhon Cley cobrando uma falta direto, mandando por sobre a meta.

As duas primeiras alterações no time gremista foram providenciadas: Maicon e Luiz Fernando ocuparam os lugares de Matheus Henrique e Léo Pereira.

Com 23’ jogados, Maicon e Diego Souza tabelaram e dentro da área, o volante finalizou, mas o arqueiro adversário fez uma grande defesa.

A terceira alteração foi feita aos 25’: Lucas Silva entrou no lugar de Thiago Santos.

Passados 32’, Ferreira fez um cruzamento da esquerda na área, mas a bola mais uma vez parou na defesa adversária. Na sequência, ainda no ataque, foi a vez de Luiz Fernando colocar na segunda trave para o atacante, que subiu para cabecear, dividiu com Matheuzinho e caiu no gramado. Arbitragem analisou lance junto ao VAR e assinalou pênalti, por pisão do meia no jogador gremista.

Diego Souza foi para a cobrança e converteu com qualidade, mandando no canto esquerdo, no alto da meta adversária.

Ficha técnica

— Caxias: Marcelo Pitol, Lennon, Guilherme Mattis, Thiago Sales, Bruno Ré, Juliano, Marlon (Matheuzinho), Tontini (Carlos Alberto), Jhon Cley (Milla), Gustavo Ramos e Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda.

— Grêmio: Brenno, Rafinha (Vanderson), Pedro Geromel, Ruan, Bruno Cortez, Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon), Jean Pyerre, Léo Pereira (Luiz Fernando), Diego Souza (Churín) e Ferreira.  Técnico: Tiago Nunes.

— Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral, auxiliado por Michael Stanislau e Luiz Naujorks Reis.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Ramirez diz contar com Guerrero e contesta arbitragem “Há muita coisa que é contrária”
Tiago Nunes elogia atuação em Caxias e reitera: “Criar um cenário de continuidade”
Deixe seu comentário