Grêmio pode escapar de punição por ato de racismo feito por torcedor

Cabe ao clube identificar e punir o responsável pela injúria ocorrida no último domingo (31)

Foto: Reprodução / Internet

A partida entre Grêmio e Palmeiras, no último domingo (31), na Arena, foi marcada por uma série de confusões e atos de vandalismo causados por torcedores tricolores depois do apito final que sacramentou mais uma derrota da equipe no Brasileirão. Diversas imagens do ocorrido percorreram o país. Uma delas, gravada por um torcedor palmeirense, mostra um gremista fazendo gestos racistas direcionados à torcida do time paulista.

Em entrevista à Rádio Grenal, o procurador geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, comentou sobre as possíveis punições que serão dadas ao Grêmio. Segundo ele, nesse caso específico, se o clube conseguir identificar o homem que aparece nas imagens, será isento da penalidade em relação à injúria racial. Caso contrário, o tricolor terá mais essa pena adicionada, já que também será julgado pelas outras confusões pós-jogo.

O procurador geral afirmou que o artigo 234-G, sobre discriminação no esporte, prevê punição ao clube quando existem muitos torcedores envolvidos em algum ato dessa natureza. Foi o que ocorreu no caso do goleiro Aranha, na Copa do Brasil de 2014. Na ocasião, alguns torcedores gremistas fizeram gestos e sons racistas direcionados ao jogador durante o confronto entre Grêmio e Santos. Com um número considerável de pessoas envolvidas, o clube foi punido com exclusão da competição, além de ter sido multado em R$ 50 mil.

“A procuradoria trata com muita gravidade o caso”, disse Piacente. Agora o Grêmio corre contra o tempo para identificar e punir o torcedor responsável pelo ato racista a fim de evitar uma punição por injúria racial.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Entenda o que pode acontecer com o Grêmio após as confusões envolvendo a torcida
Após confusões, Diretor Jurídico do Grêmio ressalta: “Espero que não tenha punição”
Deixe seu comentário