Grêmio goleia o Zamora e garante a liderança do grupo na Libertadores


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

O Zamora ainda não havia pontuado na Libertadores da América e veio até Porto Alegre apenas por formalidade. Já eliminada da competição, a equipe venezuelana não tinha ambições para a partida desta noite na Arena, entretanto, pelo lado gremista, uma vitória significaria a manutenção da liderança do Grupo 8. E foi com extrema facilidade que o Grêmio aplicou 4×0 nos visitantes, com gols de Luan, duas vezes, Lucas Barrios e Pedro Rocha.

A dúvida da semana era em qual jogo o técnico Renato Portaluppi iria poupar os titulares. Entre o Sport, no próximo domingo, e o Zamora, o comandante optou por entrar com força máxima na competição continental. Marcelo Grohe, Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez formaram o sistema defensivo. Michel, Arthur, Luan, Pedro Rocha e Gastón Fernández, substituto do suspenso Ramiro, fecharam as linhas do meio-campo, enquanto Lucas Barrios comandou o ataque.

Goleada ao natural

A fragilidade do Zamora, entre atletas suspensos e poupados, ficou evidente nos primeiros momentos de bola rolando. Luan acertou a trave após cobrança de falta com categoria. Na sequência, Pedro Rocha aplicou um “elástico” no marcador, avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o camisa 7 completar para as redes. Instantes depois, em uma bela triangulação, Gastón Fernández apareceu pela direita e escorou para Barrios ampliar a vantagem. Sem tempo de respirar, a defesa do Zamora se obrigou a cometer falta, quando Bruno Cortez invadiu a área, e o árbitro marcou pênalti. Luan cobrou e marcou o segundo dele na partida.

Na etapa complementar, a intensidade tricolor caiu nos primeiros minutos, mas logo voltou à normalidade. O alto volume de jogo do Grêmio resultou em diversas oportunidades desperdiçadas, especialmente por Pedro Rocha, que, em determinado momento, enfureceu o técnico Renato. Apesar disso, o jovem ficou em campo e teve tempo para marcar o quarto gol e fechar o placar na Arena, recebendo em velocidade, driblando o goleiro Salazar e mandando para a goleira livre. Luan ainda desperdiçou uma segunda penalidade, sofrida por Fernandinho.

A definição do adversário do Grêmio acontece no dia 14 de junho, em sorteio realizado pela Conmebol. O clube gaúcho ficará no pote 1, junto com as equipes que encerraram a fase de grupos na liderança dos respectivos grupos. A fase de oitavas da Libertadores acontece entre os dias 04 e 06 de julho, nos jogos de ida, e 08 e 10 de agosto, na volta.

 

Comentários