Grêmio estreia com empate na Libertadores


Por: Diogo Rossi, Jornalista, radialista e Repórter na @rdgrenal

A caminhada e defesa de título da Libertadores enfim começaram para o Grêmio, em 2018. Embalados pelo recente título da Recopa Sul-Americana, os atuais campeões foram até Montevidéu enfrentar a equipe do Defensor. No acanhado Estádio Luis Franzini, Luan e companhia até saíram na frente, com gol do capitão Maicon, mas sofreram o gol de empate rapidamente e retornam a Porto Alegre com 1 ponto na tabela.

Renato Portaluppi optou por iniciar a partida com Ramiro na meia-direita, em detrimento do reforço Alisson, que vem protagonizando boas atuações com a camisa tricolor. Madson, mesmo com a pequena amostragem inicial, ganhou oportunidade com a lesão de Léo Moura. Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez completaram o sistema defensivo. Jaílson, Maicon, Luan e Everton estiveram na linha do meio, com Cícero atuando de “falso 9”.

Forte marcação uruguaia e melhora na segunda etapa

O primeiro tempo foi de amplo domínio da equipe gaúcha, mantendo o padrão de jogo e explorando a troca de passes com movimentação no sistema ofensivo. No entanto, esbarrou na boa marcação dos mandantes, que, sem a bola, formavam a primeira linha de defesa com 5 atletas e a segunda com 4, dificultando a infiltração das peças gremistas. Everton, em tabela com Cícero, e finalizando de fora da área foi quem mais se aproximou. O Defensor se limitou a explorar os contra-ataques e, por vezes, tentou ficar com a posse no campo de ataque, fazendo de Marcelo Grohe um expectador na etapa inicial.

Mesmo com dificuldades, Renato voltou para os 45 minutos finais sem alterações, mas não demorou muito para colocar Alisson no lugar de Madson, recuando, assim, o Ramiro para a lateral-direita. Da mesma forma, tirou Jaílson para a entrada de Jael, puxando Cícero para a segunda função da meia cancha.

As mudanças trouxeram resultados para o Grêmio. Cícero em cobrança de falta colocou o goleiro para trabalhar. O arqueiro adversário, inclusive, realizou outras 3 boas defesas, em finalizações de Everton, Alisson e do próprio camisa 10 gremista.

Mesmo com a grande atuação de Reyes, o Grêmio abriu o placar. Maicon iniciou a jogada pelo meio e, após o zagueiro salvar em cima da linha, entrou na área para completar ao fundo das redes. A resposta uruguaia, apesar disso, veio rapidamente. Maulella aproveitou cobrança de escanteio e, sem precisar sair do chão, cabeceou no canto esquerdo, sem chances para Grohe. A bola ainda desviou em Geromel antes de encontrar o barbante.

O comandante gremista tentou a última cartada já nos instantes finais, dando oportunidade a Maicosuel, no lugar de Everton. A alteração de nada adiantou, e o Grêmio estreou com um empate no grupo 1 da Libertadores. No outro jogo do grupo, o Cerro Porteño foi até a Venezuela e venceu o Monagas por 2×0.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo que viole os termos de uso, denuncie.

58 comentários em “Grêmio estreia com empate na Libertadores

Comentários estão encerrados.