Grêmio derrota o América-MG e se classifica na Primeira Liga

Time reserva e público pequeno, os ingredientes ideais para uma noite sem brilho na Arena. A competição era a Primeira Liga, que não está entre as prioridades do Grêmio para a temporada, no entanto, o Grêmio recebeu o América-MG e venceu por 1×0, garantindo a classificação para a próxima fase.

Renato Portaluppi aproveitou a situação para dar oportunidade aos jogadores que pouco vinham atuando, além de promover a estreia do zagueiro Bruno Rodrigo. Bruno Grassi, Leonardo, Bressan e Bruno Cortez completaram o sistema junto com o ex-cruzeirense. Arthur formou a dupla de volantes com Jaílson, enquanto Everton, Gastón Fernández e Fernandinho fecharam o meio-campo, com o atacante Lucas Barrios na frente.

Sem brilho

A primeira etapa não teve grandes emoções, com poucas chances claras para as duas equipes. Por vezes, os quase 5 mil torcedores presentes vaiavam a falta de iniciativa do tricolor, como no lance em que Lucas Barrios preferiu fazer o passe, ao invés de finalizar. Fernandinho até tentou com a tradicional jogada, puxando para o meio e disparando forte chute, mas a bola foi para fora. Leonardo, lateral-direito, sentiu dores no tornozelo e precisou ser substituído por Wallace Oliveira. No último lance do primeiro tempo, os comandados de Renato armaram grande triangulação na esquerda. Bruno Cortez fez o corta-luz, Arhtur dominou e achou Everton na entrada da área. O jovem, em lance parecido com o gol de Luan nas semfinais da Copa do Brasil 2016, bateu colocado, sem chances para o goleiro.

Mesmo depois do intervalo, a situação se manteve na partida. Bruno Grassi e João Ricardo foram meros espectadores durante a etapa complementar. Confortável com a vantagem no marcador e a classificação parcial, Renato mandou Lincoln e Maxi Rodríguez nas vagas de Gastón e Barrios, respectivamente. Somente aos 40 minutos, Renan Olveira conseguiu finalizar sem força, mas Grassi defendeu sem dificuldades. Uma confusão generalizada terminou com o uruguaio Maxi e Alex Silva expulsos.

A vitória por 1×0 classifica o Grêmio para as quartas-de-final da Primeira Liga. O time de Enderson Moreira, por sua vez, está eliminado da competição. A próxima fase inicia somente no dia 29 de agosto.

Comentários