Capa Nacional e Internacional
A Fifa puniu nesta segunda-feira (13), o atacante Rony, atualmente no Palmeiras, com quatro meses de suspensão, em função de uma antiga ação judicial do Albirex Niigata, do Japão. A restrição passa a valer de imediato a partir da notificação da decisão desta segunda e inclui tanto jogos de competições nacionais quanto internacionais.
Com a punição, o jogador também terá de pagar ao clube japonês cerca de R$ 6 milhões, acrescidos de 5% de juros a partir de março de 2019 até a data do pagamento, cujo prazo limite é de 30 dias.
Ainda, pela decisão, o antigo clube de Rony, o Athletico-PR está impedido de registrar novos jogadores nas próximas duas janelas de transferências. O clube ainda pode recorrer no TAS (Corte Arbitral do Esporte) em até 21 dias.
A confusão entre Rony e o clube do Japão iniciou quando o atleta voltou ao Brasil em 2018 para atuar pelo Athletico-PR depois de obter uma liminar na Fifa, fruto de disputa jurídica com o Albirex Niigata, do Japão. O clube japonês entende que teria direito a receber uma multa de cerca de 10 milhões de dólares (R$ 53,4 milhões na cotação atual) por quebra de contrato, já que havia fechado com Rony até 2019, e entrou com uma ação na Fifa.
Rony tem contrato com o Palmeiras até 2024. O alviverde não foi punido.