Entenda o que pode acontecer com o Grêmio após as confusões envolvendo a torcida

Torcedores do Grêmio protagonizaram cenas lamentáveis ao término da partida diante do Palmeiras

Foto: Diego Vara

A derrota para o Palmeiras neste domingo (01) pelo placar de 3 a 1, não foi apenas esportivamente dentro das quatro linhas. Após a partida, torcedores gremistas protagonizaram cenas lamentáveis ao invadir o gramado da Arena combatendo seguranças do jogo, além de danificar materiais de trabalho de fotógrafos que trabalhavam no evento.

A situação se enquadrará no artigo 213 da Conferência Brasileira de Justiça Desportiva (CBJD) e será encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Com a denúncia da infração indisciplinar, o fato é julgado em primeira instância por comissões disciplinares da entidade. Conforme afirmado na lei, tricolor gaúcho pode pegar um gancho de uma até 10 partidas com perda do mando de campo, além de uma multa de até R$ 100 mil.

Apesar deste tipo de caso ser tratado com muita gravidade, o processo não passará à frente de outras demandas. A justiça desportiva tem até 60 dias para avaliar a situação, porém, é possível a procuradoria “pedir preventivamente algum ato como, provavelmente, a perda de mando de campo ou portões fechados”, ressaltou Ronaldo Botelho Piacente, procurador-geral do STJD.

Caso a procuradoria-geral entenda que a pena finalizada em primeira instância seja considerada branda, a entidade pode recorrer da decisão. Assim como, em contrapartida, o Grêmio também pode questionar caso o clube julgue a punição ser muito severa. A lei prevê que identificando, detendo os autores e prestando o boletim de ocorrência, exima a responsabilidade por parte do clube, porém, por ter sido muitos torcedores envolvidos na situação, esta decisão é considera remota que aconteça.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Fora de casa, Inter perde para o São Paulo por 1 a 0 pelo Brasileirão
Grêmio pode escapar de punição por ato de racismo feito por torcedor
Deixe seu comentário