Dirigentes das categorias de base da dupla Grenal falam sobre jovens promessas

Foto: Guilherme Rodrigues/GR Press.

Em um momento em que Inter e Grêmio valorizam suas categorias de base, subindo nomes para o elenco principal e renovando contratos com os jovens, os dirigentes das categorias de base da dupla falaram com exclusividade com a Rádio Grenal, nesta quinta-feira.

Inter

O coordenador da base colorada, Erasmo Damiani, falou sobre os três jovens que agora reforçam a equipe principal:  o lateral-esquerdo Leo Borges, o lateral-direito Vinicius Tobias e o meio-campista Juliano Fabro. “Daqui a pouco um desses três dá um salto maior. Nós temos que ter um tempo de maturação desses atletas na categoria profissional. Dar essa tranquilidade para que eles se desenvolvam. ”

Para Erasmo, a chave para o bom desempenho é a paciência: “Tudo vai depender do processo de evolução, das pessoas entenderem que há um processo de maturação. Ás vezes, o jogador não vai bem em um ou dois jogos, mas ainda é um processo de formação”.

Damiani também falou sobre a saída do lateral-esquerdo Erik, que fechou contrato com o Al-Ain, dos Emirados Árabes. Recentemente, em entrevista exclusiva à Rádio Grenal, Erik demonstoru um chateação por não ter sido aproveitado nem na base, nem no elenco principal. O jovem falou ainda que chegou a pedir para disputar a Copa São Paulo, mas que foi informado que haveriam outros planos para ele: “O Erik não estava na lista da Copa São Paulo, porque no período que foi mandado a lista, ele já estava treinando no profissional, assim como outros atletas. Como a lista precisa ser enviada 30 dias antes, não colocamos o nome dele “.

Sobre a contratação em definitivo do meia Cesinha, camisa 10 na conquista do penta na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, Damiani informou: “Ele tem contrato de empréstimo até 31/12 com o Inter, o Clube está analisando para ter essa tomada de decisão, daqui a pouco o clube já pode ter decidido, mas como existe uma data limite, o Inter trabalha dentro desse período que tem”. O atleta pertence ao Três Passos, clube do interior do Rio Grande do Sul.

Grêmio

No lado tricolor, o Grêmio anunciou nesta semana que retomará os treinos da categoria de base, mesmo que de forma virtual. O coordenador da base gremista, Francesco Barletta, ressaltou o trabalho que vem sendo feito: “Trabalhamos jogadores com várias características diferentes para servir ao profissional o que eles precisarem.”

Ele falou também sobre Guilherme Guedes, lateral-esquerdo, de 21 anos, que já treina com a equipe principal: “A saída pra Ponte foi importante pra ele. Acredito que volte diferente. Ele tem boa projeção, tem técnica, mas precisa ganhar confiança jogando.”  Guedes estreou entre os profissionais, em 2018, mas, no ano seguinte, acabou emprestado para a Ponte Preta para ganhar experiência.

Barreta falou também sobre outros nomes da base que despontam na equipe principal.  Sobre Elias, artilheiro do Grêmio na Copinha, o dirigente reforçou que mesmo com o bom desempenho, o jovem precisa de mais tempo para alcançar o esperado:  “O Elias vem em um crescimento muito grande, chegou no início de 2018, então ele tem pouco tempo de clube, ele melhorou algumas questões mas precisa um pouco mais de tempo. Eles precisam de trabalho, de ambiente para se adaptar e conseguir mostrar o trabalho deles“.

O volante Diego Rosa, de 17 anos, é outro nome de destaque: “Ele tem um perfil diferente dos volantes que vem sendo formados. Ele tem a bola longa, chega bem a frente, tem a bola parada forte. Ele tem personalidade”, disse Barreta.

Sobre Ferreira, atacante de 22 anos, que acionou o cube na justiça pedindo rescisão contratual após não chegar em um acordo para a sua renovação, o dirigente reforçou suas habilidades: “Chegou ao clube com 17 anos, de uma escolinha. Ou seja, sem base. Isso é um dificultador. O crescimento foi tardio por isso. Os outros chegaram muito jovens no clube.” “Ele tem uma característica muito importante que é o drible. Ele tem muita facilidade pra driblar”, completou Barreta.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Entrevistas Especiais

Compartilhe esta notícia:

Governador do estado e Presidente da FGF, se reúnem nesta quinta-feira para definir data de retorno do Gauchão
Governador Eduardo Leite pede que torcedores não se reúnam para acompanhar os jogos do Gauchão
Deixe seu comentário