Da defesa ao ataque: os números dos reforços gremistas até a parada das competições

Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O começo de temporada do Grêmio até a parada por conta da pandemia de coronavírus mostrou um time com posicionamentos diferentes em relação aos últimos anos. O que mais chamou a atenção foi a utilização de três volantes no esquema 4-1-4-1. O técnico Renato Portaluppi pediu alguns nomes à diretoria gremista e foi atendido. Ao todo, foram sete reforços: o goleiro Vanderlei, os laterais Victor Ferraz, Orejuela e Caio Henrique, o volante Lucas Silva, o meia Thiago Neves,  e o centroavante Diego Souza.

Até a parada em função da pandemia de coronavírus, o Grêmio disputou 12 jogos (Campeonato Gaúcho e Libertadores), e conquistou 8 vitórias, 1 empate e apenas 3 derrotas sob o comando de Renato Portaluppi. 

A Rádio Grenal detalha os números das oito contratações:

Vanderlei 

O salto de confiança da torcida em relação ao gol gremista aumentou consideravelmente neste temporada. Aos 35 anos e vindo do Santos, Vanderlei vem se mostrando ser muito seguro e possui boas atuações individuais.

Dono da titularidade, nos 12 jogos disputados pelo Grêmio em 2020, Vanderlei foi titular em 11, e é o atleta que mais usou a camisa tricolor nesta temporada.

Victor Ferraz 

Um dos principais jogadores do Santos nas última temporadas, Vctor Ferraz chegou Grêmio como uma necessidade para reforçar a lateral direita. Titular em todos os jogos que disputou, Ferraz se destaca pelos desarmes e a eficiência nos passes.

No último jogos que esteve em campo, no Grenal pela Libertadores, o lateral acertou quase 80% dos passes que fez em campo, e fez 4 desarmes. Ferraz ainda balançou as redes, na vitória gremista por 2×0 sobre o o América de Cali, pela Libertadores, e tem em sua conta ainda, uma assistência.

Jogos: 9 (9 como titular)

Gols: 1

Assistências: 1

Amarelos: 0

 

Orejuela

Contratado por empréstimo até o fim da temporada, o lateral colombiano de 24 anos ainda não emplacou nas oportunidades recebidas. Dos 12 jogos do tricolor na temporada, Orejuela só atuou em quatro deles. O lateral precisa disputar a vaga com outro reforço deste ano, Victor Ferraz, que faz uma boa atuação e se mantém como titular.

Jogos: 4 (3 como titular)

Gols: 0

Assistências: 0

Amarelos: 1

 

Caio Henrique 

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

No lado esquerdo da defesa, Caio Henrique veio do Fluminense para brigar com Bruno Cortez, titular desde 2017 sem ser ameaçado na função. O lateral-esquerdo de 22 anos já se tornou titular, mas ainda oscila em suas atuações.

Com bom entrosamento com o estilo de jogo de Renato Portaluppi, Caio Henrique busca jogadas mais pelo meio, ajudando na manutenção de posse de bola, e não avança tanto a linha de fundo, como Cortez. Com cinco jogos pelo tricolor, o jovem ainda terá mais chances para mostrar seu trabalho.

Jogos: 5 (3 como titular)

Gols: 0

Assistências: 0

Amarelos: 1

Vermelhos: 1

 

Lucas Silva

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Com passagens por Real Madrid e Olympique de Marseille, Lucas Silva chegou ao Grêmio querendo jogar. Contratado sem custos, volante é uma peça importante no estilo de jogo de Renato Portaluppi quando o técnico jogo com três volantes.

Com boas atuações, alta eficiência na marcação e boa distribuição em campo, o volante conquistou Renato e, até o momento, ele esteve em campo em 10 jogos no ano e, ao lado de Maicon, Alisson, Cortez, Luciano e Everton, divide a segunda posição entre os que mais atuaram.

Jogos: 10 (10 como titular)

Gols: 0

Assistências: 0

Amarelos: 4

 

Thiago Neves

Após um 2019 abaixo do esperado no Cruzeiro, o jogador chegou ao Grêmio a pedido do técnico Renato Portaluppi. Mas mesmo com a confiança do treinador, ainda não atuou como esperado pelo clube e pelo torcedor.

O  experimente meia de 34 anos ainda não conseguiu se firmar com a camisa gremista. Até o momento, foram sete jogos, com um gol marcado,  diante do São Luiz, justamente na última partida antes da parada.

Jogos: 7 (3 como titular)

Gols: 1

Assistências: 0

Amarelos: 1

 

Diego Souza

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Contratado e aprovado por sua idolatria no clube, Diego Souza vem, fazendo um grande início de temporada. São cinco gols em oito jogos, além da titularidade e o respaldo da torcida e da comissão técnica.

O veterano fez jus ao pedido de Renato à diretoria pela sua contratação e é o artilheiro gremista nesta temporada, deixando para trás nomes como o de Éverton Cebolinha. Ainda possui um assistência.

Jogos: 8 (6 como titular)

Gols: 5

Assistências: 1

Amarelos: 1

*Dados baseados em SofaScore e OGol

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Situação de Moisés é o que mais preocupa o Inter em julgamento das expulsões do Grenal
Da defesa ao ataque: os números dos reforços colorados até a parada das competições
Deixe seu comentário