CREA-RS fiscaliza obras do Centro de Treinamento Hélio Dourado

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça (26), o supervisor e o agente de fiscalização do CREA-RS Pedro Ost e Ilson Garim, respectivamente, visitaram as obras do Centro de Treinamento de Categoria de Base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na Estrada do Conde. O objetivo foi verificar se as atividades técnicas da área da Engenharia e Agronomia nas obras em andamento eram realizadas por profissionais e empresas habilitadas. Na ocasião, foi entregue TRDPs com solicitações da ART do projeto de execução das estruturas metálicas e do projeto e execução do Plano de Proteção Contra Incêndio.

De acordo com o supervisor Pedro Ost, a fiscalização esteve no local no início das obras. “Foi constatada obra civil com fundações em andamento estrutural, arquitetônico elétrico e hidrossanitário não iniciados. Foi apresentada a ART de execução e fundações profundas”, detalha.

Após quase um ano e meio desde o início das obras, a fase atual é de finalização de estruturas e a instalação das mobílias. Na residência esportiva, foram instaladas portas, com fechaduras eletrônicas, bem como feito o acabamento dos banheiros do alojamento. Também foi construído um novo pórtico de entrada no CFT com uma nova portaria.

De acordo com a Eng. Civil Jordana Maurer, da 9 Engenharia e Consultoria, responsável técnica pela obra de execução, o alojamento esportivo consiste em um prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710 m² por pavimento. “Serão 10 dormitórios no térreo e 10 dormitórios no 2º pavimento, com capacidade para abrigar de 60 a 120 atletas.  Duas salas de jogos e lazer, sala de estudos, auditório”, explica, citando ainda o centro clínico, incluindo academia, sala de fisioterapia, departamento médico e quatro vestiários para os atletas e um vestiário para comissão.

“Os atletas contarão ainda com refeitório e cozinha industrial completa, com depósitos, câmara fria, sala de nutricionista; três salões de refeitório, sendo dois internos e um externo, com telhado retrátil e um salão de refeitório para funcionários”, enumera.

O agente fiscal Ilson Garim ressaltou que o CREA-RS retornou para verificar a documentação da execução da obra. “Solicitamos o projeto de execução do PPCI, onde devem constar extintores de incêndio; placas de sinalização; portas corta fogo; saídas de emergência; hidrantes; lâmpadas de emergência”, destacou.
A empresa tem 15 dias para apresentar a documentação solicitada.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Com pênalti perdido, Grêmio empata em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira
Após empate com o Coritiba, Renato analisa o jogo e relata: ”Faltou tranquilidade para matar o jogo”
Deixe seu comentário