Com grande atuação de Grohe e gol de Ramiro, Grêmio vence a Ponte

Com a chave virada e embalado pela vitória diante do Flamengo na última rodada, o Grêmio foi até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, ameaçada pela possibilidade de rebaixamento. Mesmo com apenas 4 titulares entre os relacionados, o clube gaúcho conquistou uma importante vitória – pelo placar mínimo, para as pretensões no Campeonato Brasileiro. Gol do volante Ramiro.

Renato Portaluppi deu oportunidade para os atletas que pouco vinham atuando nos últimos jogos, mas optou por entrar em campo com três dos quatro titulares presentes. Marcelo Grohe, que havia ficado de fora contra o rubro-negro carioca, iniciou o confronto, assim como os volantes Michel e Ramiro. Léo Moura, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira; Cristian e Jaílson; Everton e Jael completaram a equipe. Fernandinho começou no banco de reservas.

Expulsão precoce e efetividade gremista

Precisando muito da vitória, a Ponte Preta começou indo para cima do Grêmio, mas já nos primeiros instantes, Marcelo Grohe deu amostras do que seria a sua grande atuação no Estádio Moisés Lucarelli. Fernando Bob, por outro lado, foi expulso antes mesmo dos 20 minutos. O volante afastou a bola, mas levantou demais a chuteira, acertou as travas nas costas de Ramiro e recebeu o cartão vermelho diretamente. Com um homem a mais em campo, os comandados de Renato, no entanto, não levaram perigo ao goleiro Aranha antes do intervalo. Danilo Barcelos, nos acréscimos, por sua vez, cobrou escanteio em direção ao gol tricolor e carimbou a trave.

Na etapa complementar, brilhou a estrela de Ramiro, que, após grande cruzamento de Léo Moura, subiu livre na área adversária e cabeceou para o fundo das redes. A partir daí, só deu Ponte Preta. Marcelo Grohe protagonizou diversas intervenções importantes. Na mais perigosa, o zagueiro Rodrigo, de cabeça, quase empatou, não fosse o arqueiro gremista. Antes, o defensor cobrara falta com muita força, mas o camisa 1 se esticou todo e espalmou para fora. Renato Portaluppi, novamente, colocou Beto da Silva na vaga de Jael, mas ficou apenas 20 minutos em campo e precisou ser substituído por Leonardo, por conta de dores na virilha. Fernandinho, titular no último domingo, também ingressou no gramado, para a saída de Jaílson.

A pressão final da Ponte Preta quase se reverteu no gol de empate, mas Bressan e Grohe impediram. No lance mais impressionante, Léo Gamalho recebeu de frente de Marcelo já caído, mas acabou se atrapalhando e chutou sem força. O zagueiro salvou em cima da linha.

A vitória em Campinas recoloca o Grêmio provisoriamente na segunda colocação com 57 pontos. Na próxima rodada, o clube gaúcho recebe o Vitória no Estádio Alfredo Jaconi, em função de um show realizado na Arena. A Rádio Grenal transmite o duelo no próximo domingo, ao vivo, a partir das 17 horas.