Chegadas, saídas e renovações: a nova temporada das Gurias Gremistas

Primeiro reforço anunciado neste ano, a atacante Gabizinha é conhecida como "menina Grenal"

Foto: Jessica Maldonado / Grêmio FBPA

Atualizado em 13 de janeiro de 2022, às 09h25

 Após a primeira temporada na elite do futebol feminino e um vice-campeonato gaúcho, o Grêmio se prepara para a nova temporada que inicia em março. A meta gremista para este ano de 2021 é superar as marcas do ano passado no campeonato nacional e conquistar uma vaga na Libertadores da América. Para isso, enquanto alguns nomes deixam o clube, a diretoria gremista trabalha para renovar contrato com jogadoras importantes e trazer novas caras para compor o elenco.

Confira abaixo quem já chegou às Gurias Gremistas, quem renovou seu contrato e quem deixou o clube neste início de ano:


Chegadas:

Gabizinha – O primeiro reforço anunciado neste ano de 2021 é a atacante Gabizinha. Já conhecida pela torcida gremista, Gabizinha é lembrada como “menina Grenal”, já que marcou na final do Campeonato Gaúcho 2018, ano em que o tricolor foi campeão. Natural de Alvorada-RS, Gabizinha atua como meia-atacante e esteve no Grêmio nas temporadas 2018 e 2019.

Aos 21 anos, soma passagens pelo Criciúma-SC, Vitória-BA, Canoas-RS, Internacional-RS e Atlético-MG, por último. Em seu currículo tem quatro títulos gaúchos e o Campeonato Mineiro, conquistado em dezembro, marcando gol na final sobre o Cruzeiro e sendo eleita a melhor jogadora da partida. Pelo Grêmio, Gabizinha soma 28 jogos e 12 gols.

Vitória Kaíssa – O segundo reforço de 2021 é uma das revelações do Campeonato Brasileiro do ano passado. A lateral-esquerda, que também atua na direita, chega ao Grêmio para reforçar a defesa nesta temporada. Nas últimas duas temporadas a atleta defendeu o Palmeiras, onde atuou pela categoria sub-18, chegando ao profissional em 2020. Vitória esteve na Seleção Brasileira Sub-20, juntamente com as já atletas gremistas Giselli e Eudmila.

Maiara – A atacante chega como um nome de peso para compor o elenco gremista. Aos 28 anos, Maiara vem do Corinthians, onde estava desde 2019 e onde conquistou a Libertadores da América 2019 e o Campeonato Brasileiro 2020. Também conquistou a Taça Portugal, quando atuou pelo Benfica, em 2018.  A atleta passou ainda por Paraty-RJ, Ferroviária-SP, Angra dos Reis-RJ, Flamengo, Cresspom-DF, Rio Preto-SP e 3B-AM, até chegar à Europa. Pelo Coringão, a atacante atuou em 20 partidas e marcou quatro gols.

Nathane – Ainda em novembro de 2020, outra atacante desembarcou em Porto Alegre. Nathane, 30 anos, artilheira da Copa Libertadores e Campeã Brasileira A1 pela Ferroviária, também estará em campo nesta temporada de 2021. Natural de São Mateus, no Espírito Santo, a jogadora acumula passagem por diferentes clubes do Brasil. Entre eles, o Atlético-MG, o Minas Icesp-DF, Iranduba-AM, Flamengo-RJ e Ferroviária-SP. Além disso, já foi para a Coréia do Sul, onde atuou pelo Hwacheon KSPO. Em 2017, foi convocada para a Seleção Brasileira principal, além de integrar duas vezes a Seleção Universitária do Brasil, quando conquistou o Mundial no mesmo ano.


Renovações:

Até o momento, foram anunciadas 11 renovações: as volantes Tchula, Mayara e Kika seguirão no Grêmio neste ano. Indo para a sua quinta temporada no tricolor, Tchula é a atleta que mais vestiu a camisa do Grêmio desde a retomada do futebol feminino no clube. Nas laterais, Sinara e Isa também renovaram. As três chegaram ao Grêmio no ano passado e agora disputarão a temporada 2021.

Eudimilla e Gisseli, os dois nomes que mais chamaram atenção na última temporada, também estarão no Grêmio por mais um ano. Aos 19 anos, a atacante e a lateral já possuem passagens pela seleção brasileira sub-20 e chamam atenção em campo pela habilidade e velocidade.

No meio-campo, o tricolor renovou com Mariza e Pri Back. Titular em todas as partidas do último ano, Pri Back tomou conta da meia cancha tricolor e foi a autora do gol gremista na final do Gauchão 2020. Por fim, as arqueiras Lorena e Raíssa também seguirão no clube nesta temporada. A primeira foi a goleira titular na campanha tricolor no Campeonato Brasileiro, já a segunda assumiu o gol no Campeonato Gaúcho, onde foi vazada apenas uma vez.


Saídas:

Como em todo final de temporada, algumas atletas deixaram a equipe. Dentre elas estão: as zagueiras Bruna FlôrYasmin e Ana Alice, a lateral Rebecca Prado, as meias Byah e Tefa, e as atacantes Ju Oliveira e Marta. Quem deixa a equipe, mas segue no clube é a ex-atacante Carlinha. Tricampeã pelo Grêmio, em 2000, 2001 e 2018, a ex-jogadora agora se tornará funcionária do Grêmio, integrando a equipe do departamento de futebol feminino.

Outra baixa importante na equipe gremista, é a preparadora física Karla Loureiro. A profissional passou duas temporadas com as Gurias Gremistas e era uma das principais motivadoras do grupo, se tornando uma referência no futebol feminino.

* Por supervisão de: Marjana Vargas

Voltar Todas de Grêmio

Compartilhe esta notícia:

Os retornos à equipe tricolor para a partida contra o Fortaleza
Preservação: Grêmio vai a Fortaleza sem Vanderlei, Kannemann, Jean Pyerre e Diego Souza
Deixe seu comentário