Veranópolis

O Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural, conhecido apenas por Veranópolis e cujo acrônimo é VEC, é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul.
O Veranópolis foi fundado em 15 de janeiro de 1992. O clube surgiu da fusão de dois clubes rivais da cidade (Veranense e Dalban). Em 1976 Veranense e Dalban passavam por dificuldades financeiras. Para não fecharem as portas, os dois clubes resolveram se unir formando a Associação Veranópolis.[1] No entanto a fusão acabou emperrando a partir do momento da junção dos patrimônios dos clubes, onde as duas partes entraram em litígio, não chegando a um denominador comum. Passado pouco tempo da tentativa de fusão, as equipes seguiram sendo independentes.
Em 1992, como a situação dos clubes não melhorou, foram iniciadas novas negociações para a fusão. Após mais uma rodada de negociações surge, em 15 de janeiro de 1992,o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural.
Para agradar a todos, os dirigentes resolveram unir até mesmo as cores de cada clube, se tornando um dos poucos times pentacolores, trazendo em seu escudo o azul, vermelho e amarelo do C.A. Veranense e o verde e branco do G.E.R. Dalban.

O título gaúcho ainda é um sonho para o Veranópolis, porém, em algumas oportunidades ele quase virou realidade. Nos anos de 1997, 1998 e 1999 o time chegou nas semifinais, por pouco não conseguindo uma vaga na grande decisão. Nas duras semifinais destes três anos o VEC foi derrotado duas vezes pelo Internacional e outra pelo Grêmio.
Outras boas campanhas aconteceram em 2007 quando o time perdeu na semifinal para o Juventude, terminando na terceira colocação e em 2012, quando o VEC conquistou o título do interior.


Competições
Campeonato Gaúcho
Temporadas
2016
URL da página inicial
Estádio Antônio David Farina

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo que viole os termos de uso, denuncie.