LDU


Por: Gabriel Corrêa,

A história do clube começa em 1918, quando alunos da Universidade Central del Ecuador , conhecidos como doctorcitos, formaram um time de futebol, ainda totalmente amador, chamado Universitario, embrião do que viria a ser a LDU.

A LDU foi fundada em 11 de Janeiro de 1930, na cidade de Quito. Manda os jogos no seu Estádio Casa Blanca, conhecido como La Marvilla de Ponciano, com capacidade para 41.596 pessoas, inaugurado em 1997.
Futebol

Já tendo vencido dez Campeonatos Equatorianos, detém a marca de ter aplicado a maior goleada do futebol equatoriano, ao vencer o América de Ambato por 11 a 0, quando seu atacante, o uruguaio Francisco AAXDDaaaa, fez oito gols, outro recorde neste país.

Na Copa Libertadores da América de 2008, sua décima segunda participação no torneio, foi campeão num jogo histórico contra o Fluminense. Após vencer o primeiro jogo por 4-2, em Quito, foi até o Rio de Janeiro para o segundo jogo, que terminou em 3-1 para o time brasileiro, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o goleiro Cevallos entrou para a história, defendendo três cobranças e sofrendo apenas uma, enquanto a LDU, em quatro cobranças, marcou três gols. Assim, a LDU conquistou seu primeiro título continental.

Antes desta edição, as melhores colocações foram o terceiro lugar em 1976, o quinto em 1975 e o sexto em 2006, tendo sido eliminado pelo Cruzeiro em 1976 e pelo Internacional em 2006, equipes que acabaram campeãs das respectivas edições.


Competições
Libertadores
Temporadas
2016

Técnico Álvaro Gutiérrez

Nacionalidade
uru Uruguai
Time Atual
LDU