Renato escala os reservas, Grêmio perde e termina em 4º lugar


Por: Diogo Rossi, Jornalista, radialista e Repórter na @rdgrenal

Já classificado, o Grêmio foi até Rio Grande para enfrentar o São Paulo-RS na última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho. Contra o retrospecto recente de derrotas no Estádio Aldo Dapuzzo, a vitória permitiria ao tricolor se classificar em uma posição melhor na tabela, no entanto, a equipe da capital foi surpreendida e foi derrotada por 1×0.

Renato Portaluppi optou por escalar todos os reservas praticamente, com exceção aos jogadores que atuam no time titular em função das diversas lesões no elenco. Bruno Grassi teve oportunidade novamente, assim como Leonardo, lateral-direita, Cortez, na esquerda, e Bressan, o capitão da noite, ao lado de Thyere no miolo da zaga. Michel e Jaílson formaram a dupla de volantes, com Lincoln, Fernandinho e Gastón Fernández fechando o meio-campo. Everton atuou como jogador mais adiantado.

A etapa inicial foi muito equilibrada, especialmente pela necessidade do São Paulo-RS em vencer a partida para se manter na elite do futebol gaúcho. Fruto do desentrosamento dos atletas, o Grêmio trocou muitos passes na intermediária ofensiva, mas não teve objetividade para abrir o marcador. O lance mais perigoso dos primeiros 45 minutos ficou por conta de Rafael Pilões. O atacante passou pelo defensor e, de muito longe, arriscou forte chute, para a boa defesa de Bruno Grassi.

No segundo tempo, o Grêmio manteve o panorama. A forte marcação do clube da zona sul do Estado impedia a criação de jogadas, enquanto os atacantes tricolores se tornavam meros expectadores da partida. Gastón Fernández era jogador que mais tentava algo diferente, mas não teve sucesso, sendo substituído pelo uruguaio Maxi Rodríguez. Jogando por apenas uma bola, o São Paulo-RS abriu o placar. Após lançamento na área, Bruno Grassi falhou e bola sobrou limpa para Cleyton marcar – 1×0.

A resposta gremista veio na cobrança de falta batida por Maxi e a intervenção de Rafael Roballo. Na sequência, nova cobrança do gringo, Rafael Thyere desviou e o goleiro salvou com uma grande defesa. Apesar da pressão final, o gol de empate não saiu, garantido a permanência dos mandantes no Campeonato Gaúcho 2018 com 12 pontos.

O Grêmio para nos 17 pontos e termina a primeira fase em quarto lugar. No mata-mata, enfrentará o Veranópolis que ficou na quinta colocação. A Federação Gaúcha de Futebol definirá os horários e dias dos confrontos eliminatórios.

 

Comentários