Pré-jogo: Tudo sobre a partida entre Grêmio e Flamengo, pela Copa do Brasil


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

Nesta quarta-feira, 1° de agosto, iniciam os primeiros confrontos pelas quartas de final da Copa do Brasil. Em Porto Alegre, Grêmio e Flamengo fazem o jogo de ida, às 21h45, na Arena do Grêmio. Em campo, um duelo que já completa mais de cinco décadas.

Como chegam os times

Grêmio

O técnico Renato Portaluppi terá elenco completo à sua disposição e deve usar força máxima no confronto. Os laterais Bruno Cortez e Léo Moura, assim como o atacante Everton, que foram desfalques nas últimas partidas, participaram normalmente das atividades e devem começar a partida entre os titulares.

Técnico Renato Portaluppi tem retornos de Léo Moura, Cortez e Everton para a partida contra o Flamengo

A principal dúvida na escalação é o no ataque. Jael e André estão à disposição do grupo e disputam a vaga na frente. Na última partida, Jael ocupou a titularidade, em função da ausência de André, que cumpriu suspensão.

No último treino, os atletas realizaram as atividades com portões fechados. Somente no final da atividade foi liberado o acesso à imprensa. Renato optou por não divulgar a lista de relacionados e a confirmação da equipe só será divulgada 45 minutos antes do confronto.

Flamengo

O time rubro-negro chegou em Porto Alegre na terça-feira e ficará pelo Sul até o próximo final de semana, já que volta a enfrentar o Grêmio novamente no sábado, desta vez, pelo Campeonato Brasileiro. 

O principal desfalque do técnico Maurício Barbieri é Paolo Guerrero. O atacante foi detectado com um edema muscular e acabou cortado da delação que viajou para o confronto. A tendência é que o colombiano Uribe, que atuou na posição na última rodada, siga como titular.

Por outro lado, o comandante poderá contar com o reforço da nova contratação. O atacante Vitinho teve o nome publicado no BID e pode fazer sua estreia na equipe, diante do Grêmio, nesta quarta-feira.

Histórico dos confrontos

Grêmio e Flamengo se enfrentaram em 88 oportunidades. Em números gerais, o tricolor tem vantagem: foram 33 vitórias do lado gremista contra 25 do lado rubro-negro, além de 30 empates.

Quando se trata da Copa do Brasil  são 12 duelos (nas edições de 89, 93, 95, 97, 99 e 2004). O Flamengo venceu quatro e o Grêmio três vezes, além de cinco empates.

Pela Copa do Brasil, o primeiro confronto ocorreu em 1989, na edição em que o tricolor conquistou sua primeira taça da competição nacional. No jogo de ida, pelas semifinais, os times empataram em 2 a 2, no Rio de Janeiro. Na volta, em Porto Alegre, o tricolor aplicou goleada: 6 a 1. A partida foi realizada no estádio Olímpico.

Na edição de 1997, as equipes protagonizaram o duelo da final da competição. No confronto, depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, o tricolor levantou a taça de campeão no estádio Maracanã, depois do empate em 2 a 2.

No confronto mais recente, pelas quartas de final da competição em 2004, o Flamengo conquistou a vaga às semifinais. No primeiro jogo, o rubro-negro venceu pelo placar de 1 a 0, em partida realizada em Porto Alegre. No jogo da volta, o empate em 0 a 0 carimbou o passaporte da equipe do Rio de Janeiro à próxima fase.

Como mandante, o tricolor tem vantagem. São três vitórias em 6 jogos. Nas outras três oportunidades, o Flamengo venceu duas e houve um empate.

Confira os números dos confrontos entre Grêmio e Flamengo pelos jogos de ida

2004 – Grêmio 0 – 1 Flamengo (quartas)

1999 – Grêmio 1 – 2 Flamengo (oitavas)

1997 – Grêmio 0 – 0 Flamengo (final)

1995 – Flamengo 2 – 1 Grêmio (semifinais)

1993 – Flamengo 4 – 3 Grêmio (semifinais)

1989 – Flamengo 2 – 2 Grêmio (semifinais)

Escalações

O Grêmio deve ir a campo com: Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Cortez, Cícero, Maicon, Ramiro, Luan, Everton e André (Jael). Técnico: Renato Portaluppi.

Escalação do Flamengo deve ser formada por: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte, Renê; Cuéllar e Lucas Paquetá; Éverton, Diego, Marlos; Uribe. Técnico: Maurício Barbieri.

Arbitragem

A partida contará novidade na arbitragem. Além dos árbitros de campo haverá pela primeira vez, a utilização do árbitro de vídeo.

Árbitros de Campo: Raphael Claus, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

Árbitros de Vídeo

VAR: Rafael Traci

AVAR: Alex Ang Ribeiro

Apoio VAR: Luiz Flavio de Oliveira

Árbitro de Vídeo estreia em confrontos da Copa do Brasil

Transmissão

A jornada esportiva da rádio Grenal inicia às 20h00 com o Esquentando o Jogo. Às 21h45, a bola rola ao vivo na FM 95,9, com a narração de Haroldo de Souza. Você também pode acompanhar a transmissão pelo site da rádio Grenal e pelo aplicativo da rádio.

Ingressos

A Arena porto-alegrense projeta público de mais de 40 mil torcedores na partida desta noite. Até o final da tarde desta terça-feira, 7 setores já estavam esgotados. São eles: Superior Norte, Nordeste, Leste e Oeste, Arquibancada Norte e Gramado Oeste e Leste. Os ingressos nos demais setores ainda podem ser adquiridos no site arenapoa.com.br ou nas bilheterias da Arena das 16h45 às 22h30, desta quarta-feira, data da partida.

A torcida rubro-negra também deve ter grande público no seu espaço. Cerca de 742 ingressos já foram comercializados pelos visitantes. Os ingressos para a torcida adversária custam entre R$ 150,00 e R$ 75,00 – meia entrada de acordo com a legislação do Rio Grande do Sul.

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários