Pré-jogo: Tudo sobre a partida entre Grêmio e Estudiantes


Por: Valéria Possamai,

Nesta terça-feira, o Grêmio encara o Estudiantes em confronto decisivo pelas oitavas de final, da Copa Libertadores da América. O jogo ocorre às 21h45, na Arena do Grêmio, com transmissão da Rádio Grenal, na voz de Haroldo de Souza.

Para seguir adiante na competição, o tricolor precisa reverter a vantagem dos argentinos. Na primeira partida, o Estudiantes venceu pelo placar de 2 a 1. Para isso, um resultado simples de 1 a 0, já garante a vaga ao clube gaúcho.

Grêmio inicia semana com duelo decisivo pela Libertadores

Como chegam os times

Grêmio

Para o duelo, o técnico Renato Portaluppi contará com força máxima. O goleiro Marcelo Grohe, que sofreu um problema muscular, participou das atividades da semana e fica à disposição da equipe. Com todas as peças disponíveis, a tendência é que o comandante gremista repita o esquema de jogo. A única dúvida fica com relação ataque. André e Jael seguem a disputa por uma vaga. Mas nesta partida, Jael pode começar o jogo como titular.

O último treino realizado nesta segunda-feira, véspera da decisão, foi com portões fechados. Apenas os minutos finais da atividade foram abertos à imprensa, quando era realizado o tradicional ‘rachão’. Após o trabalho, houve treinamento de cobranças de pênaltis.

Qual o resultado que o Grêmio precisa para seguir adiante na Libertadores?

Para avançar às quartas de final, o Grêmio precisa superar o Estudiantes por uma vitória simples. Em caso do 2 a 1, mesmo placar na Argentina, a vaga será definida nos pênaltis. No caso de vitória do Grêmio por um gol de diferença a partir de 3 a 2, a vaga será do time argentino.

Estudiantes
Assim como o Grêmio, o Estudiantes também optou pela preservação dos jogadores titulares, no último compromisso pelo campeonato nacional e vem a Porto Alegre com força máxima. O técnico Leandro Benítez tem apenas o desfalque do meia Fernando Zuqui, que cumprirá suspensão por conta da expulsão no primeiro jogo.

Com a vantagem no placar, os argentinos podem abrir mão de um jogador ofensivo e ir a campo com um zagueiro a mais na defesa.

Retrospecto

As duas equipes já se enfrentaram 9 partidas internacionais. Jogaram duas vezes na Copa Libertadores (1983) e seis na Supercopa (1989,1990 e 1997), além do jogo de ida, na edição deste ano. Os números apontam uma vantagem gremista. São 4 vitórias do lado gremista, 3 do lado dos argentinos além de 2 empates.

Entre os duelos, um confronto em especial ficou marcado na história. Na Libertadores de 1983, argentinos e brasileiro se encontraram na fase semifinal da competição. Depois de abrir 3 a 1 no marcador, o tricolor cedeu o empate em 3 a 3, contra um Estudiantes com sete jogadores.

O resultado, no entanto, não era bom para o tricolor. Para chegar a final da competição, o time dependia de um empate entre América de Cali e Estudiantes. E o feito se fez. Com o empate entre os times na Colômbia, o Grêmio conquistou a inédita classificação à decisão, que posteriormente, levaria a equipe a conquistar sua primeira taça da Copa Libertadores.

Escalações

O time do Grêmio deve ser formado por: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Jaílson, Ramiro, Luan e Everton; Jael (André). Técnico: Renato Portaluppi.

O time do Estudiantes deve ir à campo com: Andujar; Sánchez, Fabián, Schunke, Campi e Erquiaga; Gómez, Braña e Lucas Rodríguez; Pellegrini e Apaolaza. Técnico: Leandro Benítez.

Arbitragem

Eber Aquino será o árbitro da partida, auxiliado por Juan Zorilla e Dario Gaona, (trio do Paraguai).

Transmissão

A jornada esportiva da rádio Grenal inicia às 20h00 com o Esquentando o Jogo. Às 21h45, a bola rola ao vivo na FM 95,9, com a narração de Haroldo de Souza. Você também pode acompanhar a transmissão pelo site da rádio Grenal e pelo aplicativo da rádio.

Ingressos

A expectativa é de casa cheia para o jogo desta terça-feira. 46 mil torcedores são esperados na Arena do Grêmio. Na atualização de público na manhã desta terça-feira, 23.027 ingressos já haviam sidos comercializados, conforme informações da assessoria da Arena porto-alegrense.

Para o torcedor gremista que deseja ir ao estádio, ainda há ingressos nos seguintes setores: Gold Noroeste, Sudoeste, Sul, Sudeste e Nordeste.

Estes ingressos podem ser adquiridos através do site arenapoa ou nas bilheterias do estádio.

Foto:(Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários