Pré-jogo: Tudo sobre a partida entre Flamengo e Grêmio, pela Copa do Brasil


Por: Valéria Possamai,

Nesta quarta-feira, Grêmio e Flamengo decidem o futuro na Copa do Brasil. Às 21h45, no estádio Maracanã, as equipes duelam por uma vaga às semifinais da competição. Na primeira partida, na Arena do Grêmio, o placar ficou em 1 a 1. Para seguir adiante na competição, o tricolor precisa vencer. Em caso de um novo empate, por qualquer escore, a decisão será nas cobranças de pênaltis.

Como chegam os times

Grêmio
O técnico Renato Portaluppi terá elenco completo à sua disposição e deve usar força máxima no confronto. Os laterais Bruno Cortez e Léo Moura, assim como o atacante Everton, que foram desfalques nas últimas partidas, participaram normalmente das atividades e devem começar a partida entre os titulares.
A principal dúvida na escalação é o no ataque. Jael e André estão à disposição do grupo e disputam a vaga na frente.
Flamengo
Ao contrário do tricolor, o técnico rubro-negro não poupou os jogadores. Todos os jogadores titulares vêm atuando pelo Campeonato Brasileiro e na Copa Libertadores. E nesta partida, a equipe entra em campo novamente com força máxima.

Histórico dos confrontos

Grêmio e Flamengo se enfrentaram em 90 oportunidades. Em números gerais, o tricolor tem vantagem: foram 34 vitórias do lado gremista contra 25 do lado rubro-negro, além de 31 empates.
Quando se trata da Copa do Brasil são 13 duelos (nas edições de 89, 93, 95, 97, 99, 2004 e agora, pela edição 2018). O Flamengo venceu quatro e o Grêmio três vezes, além de seis empates.
Pela Copa do Brasil, o primeiro confronto ocorreu em 1989, na edição em que o tricolor conquistou sua primeira taça da competição nacional. No jogo de ida, pelas semifinais, os times empataram em 2 a 2, no Rio de Janeiro. Na volta, em Porto Alegre, o tricolor aplicou
goleada: 6 a 1. A partida foi realizada no estádio Olímpico.
Na edição de 1997, as equipes protagonizaram o duelo da final da competição. No confronto, depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, o tricolor levantou a taça de campeão
no estádio Maracanã, depois do empate em 2 a 2.
No histórico mais recente, pelas quartas de final da competição em 2004, o Flamengo conquistou a vaga às semifinais. No primeiro jogo, o rubro-negro venceu pelo placar de 1 a
0, em partida realizada em Porto Alegre. No jogo da volta, o empate em 0 a 0 carimbou o passaporte da equipe do Rio de Janeiro à próxima fase.
Nesta edição, Grêmio e Flamengo se encontram na fase de quartas de final. Na primeira partida, na Arena do Grêmio, o placar terminou em 1 a 1 e decisão passa a ser decidida,
nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Escalações

O Grêmio deve ir a campo com: Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Cortez, Cícero (Jaílson), Maicon, Ramiro, Luan, Everton e André (Jael). Técnico: Renato Portaluppi.
Escalação do Flamengo deve ser formada por: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte, Renê; Cuéllar e Lucas Paquetá; Éverton, Diego, Vitinho; Henrique Dourado. Técnico: Maurício Barbieri.

Arbitragem

Árbitros de Campo: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Assim como no primeiro, haverá a presença do arbitro de vídeo, que nesta partida será o árbitro Raphael Claus.

Transmissão

A jornada esportiva da rádio Grenal inicia às 20h00 com o Esquentando o Jogo. Às 21h45, a bola rola ao vivo na FM 95,9, com a narração de Haroldo de Souza. Você também pode acompanhar a transmissão pelo site da rádio Grenal e pelo aplicativo da rádio.
Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários