O peso do duelo entre tricolores no Morumbi


Por: Valéria Possamai,

Nesta quinta-feira, feriado nacional da Proclamação da República, São Paulo e Grêmio protagonizam duelo de tricolores, às 19h, no estádio Morumbi. A partida válida pela 34ª rodada do Brasileirão vale a vantagem na briga direta pelo G-4 da competição nacional.

As duas equipes estão empatadas no números de pontos, ambas somam 58. No entanto, a superioridade do time gaúcho no quesito de vitória, 16 a 15, coloca o Grêmio na quarta colocação, e a equipe paulista na quinta posição.

Uma vitória representam para ambas às equipes a vantagem na conquista à vaga direta para a Copa Libertadores da América do próximo ano. Os quatros primeiros times do torneio nacional encaminham participação para a fase de grupos do torneio intercontinental. No caso do quinto e sexto colocado haveria a disputa da fase de pré-libertadores.

A grande questão quanto o início da participação é com relação ao calendário. Do início da pré à fase de grupos há diferença de um mês. Os jogos de ida da segunda fase estão marcados para a primeira semana de fevereiro, entre os dias 5, 6 ou 7, enquanto a fase de grupos inicia nas mesmas datas, só que em março.

O duelo entre os times também pode ser analisado em cifras. A diferença entre o 4° e 5° chega a mais de 1,5 milhões. A premiação da Confederação Brasileira de Futebol ao quarto colocado é de R$ 5.633.370,00, enquanto a equipe que encerra a competição na quinta posição recebe o valor de R$ 4.092.165,00.

Para o duelo, no entanto, ambas os times chegam com desfalques. Do lado dos mandantes, Diego Souza é a principal baixa no São Paulo. O jogador sofreu uma torção no joelho e foi cortado. A partida também será de estreia. Depois da demissão de Diego Aguirre, o novo técnico André Jardine comanda a primeira partida nesta quinta-feira.

Do lado dos visitantes, Luan e Léo Moura são as principais ausências. Sem Leonardo Gomes, que também ficou de fora dos relacionados, Madson será titular na ponta direita. Quanto ao substituto do camisa 7, fica a dúvida. Jean Pyerre é o mais cotado para estar entre os onze, mas Cícero também está no páreo.

Pré-jogo: Tudo sobre a partida entre São Paulo e Grêmio

A partida que ocorre às 19h em São Paulo terá transmissão da Radio Grenal na narração de Angelo Afonso. Você também pode acompanhar a transmissão pelo site da rádio Grenal e pelo aplicativo da rádio.

Foto:(Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários