Maiores campeões do Campeonato Gaúcho

Foto: Divulgação: Internacional
(Foto: Sport Club Internacional)

O Campeonato Gaúcho, torneio estadual do Rio Grande do Sul, vem sendo realizado desde o ano 1919, e tem o Grêmio Esportivo Brasil, de Pelotas, como o seu primeiro campeão. A competição atual tem um total de 12 equipes participantes, mas não é segredo que os maiores campeões do Gauchão são Internacional e o Grêmio, ambos de Porto Alegre.

Vamos ver então as grandes conquistas destes dois times gaúchos:

Sport Club Internacional

O Sport Club Internacional foi fundado no dia 4 de abril de 1909. Desde então, o Internacional vem colecionando grandes títulos, sendo um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil e o terceiro maior campeão internacional do Brasil.

No Campeonato Gaúcho, o Colorado, como também é conhecido, é o maior campeão com 45 títulos conquistados e foi vice 22 vezes. No ano de 1976, o time gaúcho foi o autor da maior goleada da história dos Campeonatos Gaúchos, vencendo o Ferro Carril por 14 a 0.

Em relação a títulos internacionais, o Internacional conquistou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA no ano de 2006. Também ganhou, já nos torneios continentais, os campeonatos da Libertadores, duas vezes, uma vez campeão da Copa Sul-Americana e duas vezes da Recopa.

No futebol brasileiro, o Colorado conquistou o campeonato brasileiro três vezes, nos anos de 1975, 1976 e 1979, além de conquistar a Copa do Brasil no ano de 1992.

O Internacional também possui vários recordes ao longo dos anos. Ele é o único campeão brasileiro invicto, no ano de 1979, quando venceu 46 partidas no estádio Beira-Rio, sendo a maior série invicta em casa. Além disso, o goleiro Gainete é o goleiro que mais tempo ficou sem levar gols, somando o total de 1.203 minutos.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio, como é conhecido, é o rival principal do Internacional. Ambos times são os principais do estado e formam um dos clássicos mais conhecidos do mundo. Pelo Campeonato Gaúcho foram 38 títulos conquistados até o momento.

Fundado no ano de 1903, o Tricolor, como também é conhecido, tem conquistado vários títulos. Entre eles está a conquista na Libertadores, onde foi campeão três vezes sendo um dos clubes brasileiros com mais conquistas neste torneio, junto com São Paulo e Santos.

Além disso, pelos campeonatos continentais, o Tricolor também conquistou duas vezes a Recopa Sul-Americana. Já no Brasil, venceu em duas oportunidades o Campeonato Brasileiro, cinco vezes a Copa do Brasil e uma vez a Supercopa do Brasil.

O Grêmio revelou vários jogadores de renome ao longo de sua história, como Douglas Costa e Ronaldinho Gaúcho.

Outros campeões do Gauchão

Além dos principais times de futebol do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional, também há outros times que tiveram pelo menos uma vitória.

O Guarany Futebol Clube, de Bagé, conquistou o Gauchão em duas oportunidades, nos anos de 1920 e 1938. O Juventude foi campeão em 1998, o Caxias no ano de 2000 e o Novo Hamburgo em 2017.

Tirando essas conquistas, a dupla Grenal foi a campeão em todas as outras edições do maior campeonato de futebol do estado.

Voltar Todas de Futebol

Compartilhe esta notícia:

ENQUETE: eleja a Seleção Grenal de todos os tempos
Com contrato até o final de junho, meia Zé Aldo não terá o vínculo renovado com o Inter
Deixe seu comentário