Luan desencanta, Grêmio vence de virada e mantém disputa pelo título


Por: Valéria Possamai,

Em partida de muita intensidade, o Grêmio superou o Ceará, de virada, neste domingo, pelo placar de 3 a 2. Com gols de Geromel, Tonny Anderson e Luan, o tricolor chegou aos 47 pontos e sobe momentaneamente para a 4ª colocação, neste inicio da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo deixa o time a quatro pontos do atual líder São Paulo.

Primeiro tempo

A manhã iniciou movimentada no gramado da Arena. Com a base titular, o Grêmio mantinha pressão no ataque nos primeiros minutos de partida.

Com a presença de Tonny Anderson no setor de ataque, a primeira finalização foi do garoto aos 4’. Na entrada da área, o atacante arriscou o chute, que passou a esquerda do goleiro do Ceará. Antes disso, os cearenses já haviam tido a primeira oportunidade com Leandro Caravlh que ficou cara a cara com o goleiro Marcelo Grohe, mas a defesa gremista conseguiu afastar.

Mesmo criando as maiores chances, foi os visitantes que balançaram as redes pela primeira vez. Aos 14 minutos, o zagueiro Luiz Otávio apareceu na área para desviar de coxa e colocar o Ceará em vantagem. Grêmio 0 x 1 Ceará.

Após o gol, o Grêmio retomou a pressão no ataque, mas a defesa do vozão conseguia afastar as jogadas do tricolor. O time recorreu ao chute de fora da área com Everton, mas a bola saiu em linha de fundo. Novamente com Cebolinha, o tricolor teve nova chance. Tiago Alves falhou e bola sobrou para o atacante que tentou o chute, em cima de Everson

Aos 20’, veio com o gol de empate do tricolor. Pedro Geromel venceu os defensores, após cobrança de escanteio e de cabeça, igualou o marcador.

Mas a comemoração do time da casa, não seguiu por muito tempo. No lance seguinte, o Ceará retomou a vantagem, no contra ataque. Juninho Quixadá recebeu passe e concluiu. Marcelo Grohe espalmou, e o atacante Arthur aproveitou para concluir e colocar os visitantes em vantagem, novamente, no placar, aos 26’.

Mas em ritmo de toma lá, dá cá, a resposta do Grêmio veio já no lance seguinte. Cicero finalizou de fora da área, mas a bola acabou nas mãos do arqueiro do Ceará. No lance seguinte, os visitante tiveram bola na trave com na jogada de Juninho Quixadá.

Aos 36’, o tricolor teve grande chance com Cícero. De fora da área, o camisa 17 soltou o chute. Mas o goleiro Everson salvou os visitantes, espalmando a bola por cima da meta.

Aos 41’, Everton ainda tentou o lance de voleio, mas o lance saiu desajeitado e a conclusão saiu em linha de fundo.

Depois de tanta pressão, o gol do time gaúcho, enfim saiu, já no final de partida. Aos 43’, também de bola parada, Leo Moura fez belo cruzamento da linha de fundo e Thonny Anderson apareceu de cabeça, para deixar tudo igual no placar. Grêmio 2 x 2 Ceará.

Já nos acréscimos, o Grêmio ainda reclamou de um lance de pênalti, após a bola bater no braço de Felipe Jonatan, no chute de Luan. Mas o árbitro mandou seguir o jogo seguir.

Aos 48’, o jogo foi encerrado depois de muita intensidade das duas equipes. Com quatro gols marcados, a primeira etapa terminou igualada no marcador: Grêmio 2 x 2 Ceará.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com menos intensidade do que nos primeiros minutos de partida. O Grêmio teve a primeira finalização do jogo. Cícero, de fora da área,  arriscou o chute, mas a bola passou longe da meta de Everson.

Também de fora da área, o Ceará construiu a primeira finalização no chute de Artur, mas que saiu em linha de fundo.

Chegando aos 12’, o panorama de jogo era de maior posse de bola por parte do time gaúcho, já o Ceará aproveita para sair no contra ataque.

Aos 14’, o goleiro Emerson apareceu para salvar o vozão. Geromel, de fora da área, acertou belo chute da esquerda e goleiro espalmou por cima da meta.

Aos 25’, foi a vez do craque fazer a diferença. Luan apareceu e colocou o tricolor em vantagem. Em cobrança de falta, o camisa 7 foi preciso e colocou a bola no canto esquerdo, sem chance para o goleiro Everson. Este foi o primeiro gol do atacante no Campeonato Brasileiro. Grêmio 3 a 2 no placar.

Os visitantes, só voltaram a área de ataque aos 26’. Em cobrança de falta, Felipe Jonatan colocou a bola na área, mas Cicero afastou o lance. Na jogada seguinte, o tricolor teve nova chance de ampliar a vantagem. Aos 39’, Luan cruzou para Geromel e dentro da área, o zagueiro concluiu de cabeça, mas a bola saiu por cima do gol.

Já nos minutos finais, o goleiro Everson apareceu para salvar o vozão de levar o quarto gol, no chute colocado de Everton.

Aos 48’, a partida foi encerrada com vitória do Grêmio, de virada, na Arena. Placar final: Grêmio 3 x 2 Ceará.

O tricolor volta a campo no próximo sábado, diante do Fluminense, às 16h, no estádio Engenhão.

Ficha técnica

Grêmio (3): Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Kaio), Cícero, Ramiro (Pepê), Luan, Everton; Thonny Anderson (Thaciano).

Ceará (2): Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho (Robinho), Richardson, Juninho Quixadá (Felipe Azevedo), Calyson; Leandro Carvalho (Pedro Ken) e Arthur.

Gols: Luiz Otávio (14’/1°), Geromel (20’/1°), Arthur (26’/1°), Tonny Anderson (43’/1°) e Luan (25’/2°).

Cartão Amarelos: Ramiro e Luan. do lado do Grêmio; Tiago Alves, do lado do Ceará.

Público total: 38.924.

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

 

 

Comentários