Libertadores 2017 terá mudanças


Por: Kalleb França, jornalista, radialista e repórter na @rdgrenal

A Conmebol reuniu seus diretores para realizar modificações estruturais na Libertadores da América e a Copa Sul Americana. O encontro ocorreu hoje (27) em Assunção no Paraguai. Em busca de tornar as competições mais valorizadas pelos clubes, a entidade começa a dar passos em busca de semelhanças com as competições europeias, e anunciou novo período de disputa, final em jogo único e campo neutro e mais clubes, além de direcionar clubes desclassificados nas fases de grupo para a Copa Sul Americana.

 

Entenda as modificações

Anteriormente disputada em um período menor – 27 semanas – , a Libertadores passa a ter 42 duas semana de duração, começando em  Fevereiro e com o encerramento em Novembro. Outra mudança que torna tudo mais parecido com o que ocorre na Europa, é a recolocação de 10 clubes que são eliminados nas fases de grupo, eles automaticamente estarão classificados para a Copa Sul Americana.

Com a modificação das datas, provavelmente não haverá mais a possibilidade de um clube disputar a LA e a Copa do Brasil no mesmo ano, por conta disso a CBF terá de fazer mudanças no calendário Nacional, deixando as datas mais espalhadas. Além dessas mudanças, a competição que hoje conta com 38 clubes na disputa terá 42 já na próxima edição. O encontro que definirá a distribuição de novas vagas, deve ser realizada dentro de 3 semanas.

Os jogos finais, que são esperados com ansiedade por parte dos times e dos torcedores, passa a ganhar contorno de grande evento, como é na Champions League. Foi decidido, que a final da copa será disputada em jogo único e campo neutro. É possível, que algumas determinações sejam feitas em relação ao tamanho dos estádio e acomodações, como gramado, instalações de imprensa, gramado, segurança etc.

 

Implementação

A modificações já serão adotadas na LA 2017, e outras mudanças podem surgir. A justificativa para tais modificações pairam em torno de uma valorização maior do campeonato.  Representantes de clubes Brasileiros na reunião, estão trabalhando nos bastidores para que mais uma vaga seja atribuída ao futebol nacional, além disso querem uma maior premiação para cada avanço na competição, visto que,em alguns casos, os prêmios de campeonatos estaduais se equivalem ao da Libertadores.

 

 

 

 

Comentários