Em noite de Alisson, Grêmio vence fora e encaminha vaga para as semis


Por: Kalleb França, jornalista, radialista e repórter na @rdgrenal

O Grêmio venceu o Atlético Tucumán, na Argentina, na noite de hoje (18) por  2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença, em casa na partida de volta dia 02 de Outubro para garantir sua classificação para as semifinais da Libertadores da América de 2018.  A equipe de Renato Portaluppi retorna após o jogo para Porto Alegre e já começa a se preparar para o confronto diante do Ceará pelo brasileiro.

 

Primeiro tempo

Renato Portaluppi acabou com o mistério na escalação da equipe, uma hora antes do jogo. Alisson, foi o escolhido para entrar em campo e uma mudança na formatação de meio de campo colocou Luan como falso 9 e o jogador vindo do Cruzeiro por dentro com Cícero ao lado de Maicon.

No começo não deu muito certo e a equipe da casa mudou um pouco sua característica para encarar o atual campeão da América dentro dos seus domínios. o reflexo disso foram os 4 escanteios para o Tucumán antes dos 20′ minutos da primeira etapa. Mesmo exercendo pressão ofensiva, os argentinos não tiveram uma chance clara de gol. O que permitiu que o time de Renato se encontrasse em campo e passasse a ter mais posse de bola e encontrar os espaços necessários para fustigar o adversário.

Após os 25′ minutos, o tricolor gaúcho foi aos poucos tomando conta do jogo e aos 35′ o zagueiro Geromel lançou para Cícero dentro da área. O experiente meia, deu uma casquinha e encontrou Alisson completamente livre fechando pelo lado direito de defesa do Tucumán, sem pestanejar o jogador bateu de primeira abrindo o placar na Argentina em favor do Grêmio.

VAR

Ainda no primeiro tempo, o Tucumán perdeu o camisa 10 Nuñez, que havia entrado no lugar de Noir que aos 7′ sentiu uma lesão na coxa direita.  Nuñez  derrubou Alisson que escapava em uma jogada promissora de ataque. Não bastando derrubar, o meia Argentino pisou nas costas do jogador gremista que já estava no chão. No primeiro momento o Árbitro colombiano Wilmar Roldán deu cartão amarelo, porém avisado pelo árbitro de vídeo, o chileno Júlio Bascuñan, que havia ocorrido o pisão ele voltou atrás e retirou o amarelo dando cartão vermelho direto para Nuñez.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o Grêmio em cima do adversário. E logo aos 9′ da segunda etapa o lateral Léo Gomes que atuou no lugar de Léo moura, deu um belo passe para Alisson que escapou pelo lado direito de ataque. Éverton vinha fechando pelo lado esquerdo e recebeu um belo passe. O selecionável, de perna esquerda escorou para o fundo das redes ampliando o placar para o tricolor marcando o segundo e definitivo gol da partida.

Com a partida resolvida e com um jogador a mais em campo,  o técnico Renato Portaluppi esperou que seus jogadores cumprissem algumas missões importantes. Maicon, retardou uma cobrança de falta até receber o terceiro cartão amarelo, com o cartão está fora da partida de volta. Logo em seguida o capitão deixou o gramado para a entrada de Thaciano. Pepê entrou minutos depois no lugar de Alisson que fez um gol e deu o passe para o outro, e o meia Douglas no lugar de Luan, de atuação discreta.

A partida foi perdendo ritmo e interesse por parte de ambas equipes. Por um lado os argentinos, com um a menos desde a primeira etapa, não queria sair para o ataque para não tomar mais gols e por parte do Grêmio, o entendimento de que a situação está resolvida e era hora de poupar alguns jogadores, dar ritmo par aoutros e testar algumas situações. Mesmo assim, Pepê fez boa jogada e deixou Éverton livre para marcar o terceiro, porém o cebolinha não conseguiu marcar o que seria seu segundo gol na partida.

De forma meio preguiçosa, a partida foi se encaminhando até o apito final do árbitro colombiano aos 49′ da segunda etapa. O jogo de volta será disputado no dia 02 de Outrubro na Arena do Grêmio, mas já no próximo domingo, ás 11h00 da manhã, o tricolor tem o jogo contra o Ceará pelo brasileirão.

OUÇA os gols da vitórias do Grêmio na Argentina

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários