Grêmio faz 2, vence Universidad Católica e se classifica para as oitavas da Libertadores


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

O Grêmio venceu por 2 a 0 a Universidad Católica na Arena, em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Alisson e Thaciano fizeram os gols que confirmaram a classificação da equipe tricolor para as oitavas de final da competição.

A equipe da Universidad Católica começou atacando já no primeiro minuto. Em jogada de linha de fundo, Puch cruzou para o meio da área, mas Geromel cortou. A primeira chegada gremista foi aos 4, quando Alisson fez bonita tabela com André e chutou. O zagueiro do time chileno desviou para a linha de fundo. Um minuto depois, a primeira reclamação de pênalti, quando Éverton foi derrubado na área, porém estava em posição de impedimento.

O primeiro cartão amarelo do jogo foi para equipe da casa. Aos 6, Kannemann fez falta em Riascos e foi punido. O Grêmio começou a partida com toque de bola, tentando envolver o time chileno, que não cedeu espaços. Aos 10, Alisson fez jogada pela direita com Leonardo, que cruzou, mas Lanaro cortou. Cinco minutos depois, Éverton, em jogada pela esquerda, entrou na área e conseguiu escanteio. Aos 19, o camisa 11 tricolor roubou a bola de Magnasco, tabelou com o capitão Maicon e chutou sem força para a defesa de Dituro.

Aos 22, em belíssimo lançamento de Michel, Alisson dominou na entrada da área e deslocou o goleiro Dituro para abrir o placar na partida. Em resposta, o atacante Riascos fez jogada de efeito e deu uma bicicleta, mas Michel fez o corte. Aos 28, em cobrança de falta, Jean Pyerre cruzou na cabeça de Kannemann, que mandou para fora. Em vantagem, o Grêmio dominou o jogo. Aos 35, após escanteio, Paulo Victor saiu de forma estranha do gol e desviou. A bola sobrou no pé de Pinares, que mirou no ângulo direito, mas sem sucesso.

Cinco minutos depois, em grande troca de passes, André encontrou Jean Pyerre, que tentou encobrir o goleiro Dituro, que voou e evitou o segundo gol gremista. Aos 45, a arbitragem anunciou dois minutos de acréscimos. Um minuto depois, uma pequena confusão se formou na lateral. Cornejo derrubou Alisson e continuou chutando enquanto o jogador gremista estava deitado. Aos 47, o juiz apitou o fim do primeiro tempo.

No intervalo, o Grêmio realizou a primeira substituição do jogo. Saiu Cortez, que sentiu a perna, para a entrada de Juninho Capixaba. Aos 5 da etapa complementar, Alisson disparou em velocidade, invadiu a área e cruzou direto para fora. Cinco minutos depois, a Universidad Católica efetuou a sua primeira alteração. Entrou o volante Lobos para a saída de Magnasco. Em contragolpe, Capixaba recebeu na esquerda, chutou em cima de Fuenzalida e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 17, André tocou de calcanhar para Alisson, que tocou para Éverton. O camisa 11 chutou, mas Dituro fez a defesa. Em seguida, veio a resposta da equipe chilena. Aued arriscou de longe para Paulo Victor segurar sem problemas. Três minutos depois, Fuentes foi punido por falta em Éverton. Aos 22, o meia Jean Pyerre deu lugar a Thaciano. Em seguido, o zagueiro Lanaro recebeu cartão amarelo por falta em André. Aos 28, o atacante Riascos saiu para a entrada de Saéz.

Aos 30, Leonardo roubou a bola na direita, invadiu a área e cruzou rasteiro para Thaciano, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo dos redes, ampliando o placar para o Grêmio. Três minutos depois, o capitão Maicon saiu e, em seu lugar, entrou Luan. Aos 37, o volante Fuentes saiu e entrou o meia Buonanotte. Aos 43, Éverton recebeu de Luan e cruzou rasteiro. O zagueiro Kuscevic tentou cortar e quase fez um gol contra.

A arbitragem anunciou três minutos de acréscimos. Nos últimos minutos, Universidad Católica ensaiou uma pressão, mas sem sucesso. Aos 48, Néstor Pitana apitou o fim de jogo. Grêmio está classificado para as oitavas de final da Libertadores.

O próximo jogo do Grêmio será nesta sábado (11), às 19h, contra o Corinthians, na Arena do Timão, em São Paulo. A partida é válida pela pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019.

Comentários