Grêmio decide vaga nos pênaltis e vai às quartas de final da Copa Libertadores


Por: Valéria Possamai,

Fui no sufoco. Mas ao estilo aguerrido, o Grêmio superou o Estudiantes e segue vivo na Copa Libertadores da América. Depois do 2 a 1 no tempo regulamentar, a equipe decidiu a vaga nas penalidades máximas. Com as cinco cobranças convertidas, o tricolor venceu pelo placar de 5 a 3, e conquistou a vaga às quartas de final, na noite desta terça-feira, na Arena do Grêmio.

Empurrado pelo som de mais de 48 mil vozes, o Grêmio iniciou a partida no ataque. O time precisava reverter a vantagem do 2 a 1, conquistado pelos argentinos, no primeiro jogo. Recheado de emoções, o confronto decisivo não demorou muito para ter seu primeiro lance eletrizante. Aos 5 minutos, Jael encontrou Everton nas costas da defesa. Com categoria, o atacante encobriu o goleiro Andújar e abriu o marcador, para a festa do torcedor na Arena.

A vantagem, no entanto, não seguiu por muito tempo. 3 minutos depois, o Estudiantes respondeu. Rodríguez dividiu bola com Geromel, ficou cara a cara com Grohe e deslocou o arqueiro gremista para empatar a partida. O placar em 1 a 1 seguiu por toda a primeira etapa e o Grêmio foi para o vestiário precisando, mais uma vez, reverter o resultado.

O time de Renato voltou com alteração para o segundo tempo. Ramiro deixou a equipe, para a entrada de Alisson. O empate no marcador, fazia o nervosismo aumentar ao passar do tempo. Os ânimos se acirraram, quando Jael acertou um chute na trave. No decorrer da partida, o comandante gremista ainda promoveu a entrada de André e Pepê, nas vagas de Léo Moura e Jailson.

O jogo já estava nos acréscimos, quando o Grêmio ganhou vida. Aos 46 minutos, Luan cobrou falta. A bola viajou para dentro da grande área, para encontrar Alisson, que subiu e desviou para o gol. Era o gol que mantinha vivo o sonho pelo Tetra. O resultado por 2 a 1, mesmo placar da Argentina no primeiro jogo, levava a partida para os pênaltis.

Nas penalidades, o tricolor que vinha de um retrospecto ruim nas últimas cobranças, foi preciso. Convertou todas as cobranças batidas por Maicon, Everton, Jael, Alisson e André. O Estudiantes, por sua vez, converteu apenas três, com Lucas Rodríguez, Noguera e Lugüercio. O resultado final por 5 a 3, deu a vaga ao clube gaúcho.

Garantido à próxima fase, o Grêmio agora encara o Atlético Tucuman, pelas quartas de final da Libertadores. Os confrontos ainda terão as datas confirmadas.

Ouça os gols da partida

Foto: (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Comentários