Grêmio comemora 35 anos da primeira conquista da Libertadores


Por: Diogo Rossi, comunicador na @rdgrenal

Em 28 de julho de 1983, o tricolor gaúcho conquistava a taça inédita da Copa Libertadores da América. Depois do empate em 1 a 1 com o Peñarol em Montevidéu,  o time comandado por Valdir Espinosa superava os uruguaios no estádio Olímpico, pelo placar de 2 a 1 e tornava-se campeão da América, pela primeira vez.  Na ocasião, o time gremista tinha entre seus jogadores, Renato Portaluppi, hoje, comandante do clube e tricampeão da América.

Os gols da conquista foram anotados por Caio, logo aos 10 minutos do  1° tempo. Casemiro, após a sobra de um escanteio, lançou Osvaldo nas costas da zaga. O meia invadiu a área e chutou cruzado e Caio apareceu de carrinho e mandou a bola para o gol. O empate dos visitantes veio na segunda etapa. Aos 25 minutos, após cobrança de falta de Ramos, Morena subiu com liberdade e igualou o marcador.

Mas a redenção gremista chegaria sete minutos depois. Aos 32 minutos da etapa final, Tarciso cobrou lateral para Renato,que levantou a bola e cruzou para a área. A bola encontrou o centroavante César, que mergulhou de cabeça e venceu o goleiro Fernandez. A virada no placar sagrava a conquista inédita do título continental e, posteriormente, a conquista do Campeonato Mundial, no Japão.

Ouça a narração dos gols na voz de Haroldo de Souza 

FICHA TÉCNICA:

Estádio: Olímpico

Local: Porto Alegre

Data: 28/07/83

GRÊMIO (2)

Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César) e Tarciso. Técnico: Valdir Espinosa.

PEÑAROL (1)

Fernándes; Olivera, Gutiérrez, Montelongo, Diogo, Bossio, Silva, Saralegui, Morena, Zalazar, Ramos. Técnico: Hugo Bagnulo.

ÁRBITRO
Edson Perez (PER)

AUXILIARES
Carlos Montalvan (PER)
Henrique Labo (PER)

GOLS
Caio (GRE – 10 do 1T)
Morena (PEÑ – 25 do 2T)
César (GRE – 32 do 2T)

SUBSTITUIÇÕES – GRÊMIO
Entrou César, saiu Caio (2T)

SUBSTITUIÇÕES – PEÑAROL
Entrou Peirano, saiu Silva (2T)

PÚBLICO
Público pagante: 63.792
Público total: 73.093
Renda: Cr$ 110.551.500

Foto: (Museu do Grêmio / Grêmio / Divulgação)

Comentários